fbpx

Doodle do Google ensina programação para crianças

Game homenageia os 50 anos da linguagem de programação LOGO, a primeira voltada para as crianças, e apresenta conceitos básicos da programação de forma divertida.

Uma tradição na Google são os Doodles, homenagens que substituem a logo na página da empresa em datas comemorativas. Originalmente imagens estáticas, os Doodles evoluíram em experimentos interativos, como instrumentos musicais ou até mesmo jogos. Nesta semana, a Google usou um divertido Doodle interativo para lembrar os 50 anos da LOGO, a primeira linguagem de programação para crianças.

Criada nos EUA em 1967 por Wally Feurzeig, Seymour Papert e Cynthia Solomon, a LOGO usa linguagem natural e comandos simples para ensinar às crianças os conceitos básicos da programação. É mais conhecida pela “tartaruga”, um cursor (físico ou virtual) controlado como comandos como “FRENTE 50: DIREITA 90″ que pode ser usado para criar gráficos vetoriais.

No Doodle chamado Programando por Cenouras as crianças (e adultos também, porque não?) tem que ajudar um simpático coelho a colher cenouras. Para isso, precisam combinar blocos com comandos (como “para frente”, “gire 90º” ou “repita”) para dizer ao coelho como percorrer o caminho. Não há limites ou penalização por erros, é possível tentar até achar a solução. São ao todo seis fases, com dificuldade crescente.

google doodle

A solução de cada fase é representada por uma sequência de passos (as setas embaixo da cena)

Mesmo em algo aparentemente tão simples há lições importantes, como “programas são sequências de comandos, executados em ordem”. As crianças aprendem a analisar um problema (o caminho a percorrer), a combinar ferramentas (os comandos disponíveis) e a planejar uma solução (a sequência final). O Doodle, aliás, recompensa com uma “medalha” os jogadores que conseguirem encontrar a solução mais eficiente para uma fase, o que adiciona uma camada extra à solução de problemas. Música agradável e gráficos fofinhos completam esta introdução à programação para crianças.

Programando por Cenouras mostra que não é necessário muito para despertar o interesse por programação. Experimente e mostre a seus filhos. Quem sabe não é o começo de uma paixão?

Conheça todos os cursos do VC.Maker e veja como turbinar o programa de atividades complementares de sua escola.

Quero saber mais!

Schood e Positivo Tecnologia recebem prêmio por inovação

Entrega da premiação do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicação 2019", aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu grandes nomes da tecnologia. Nos representando estavam: Rebeca Barbalat, diretora de Produtos, e Thyago Taher, gerente de Produtos.  No início do mês de...