Entenda como a cultura maker está revolucionando o aprendizado das futuras gerações!
Partindo do princípio de que maker em inglês significa criador, logo algumas ideias virão a sua cabeça sobre essa nova cultura maker no universo estudantil.
Mas tudo bem se isso ainda parece complexo para você. Nós te explicamos melhor!
O QUE É O MOVIMENTO MAKER?
O Movimento Maker é uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo”, que incentiva a produção prática e manual por parte de pessoas comuns, fazendo-as criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com suas próprias mãos.
Não que esse tipo de cultura seja contrária à teoria. Mas, a ideia central está em aflorar habilidades no ser humano que ele, certamente, encontraria dificuldades caso aprendesse por meio de uma folha de papel.

alunos na escola na prática com a cultura maker
QUAL O PAPEL PRINCIPAL DA CULTURA MAKER?
O principal intuito em implementar a Cultura Maker nas escolas, é fazer do aluno o protagonista do seu desenvolvimento intelectual, por meio de atividades desafiadoras, estimulantes para a solução de problemas e que serão fundamentais para o futuro.
Pare para pensar: não seria muito mais interessante aprender matemática através de uma atividade prática em que o aluno constrói um carrinho de brinquedo, por exemplo?
Pois é! Isso é inovação, um novo jeito de engajar o estudante, fazendo-o aprender com a “mão na massa” e de uma maneira tão divertida quanto desafiadora!
CURSOS COMPLEMENTARES DO VC.MAKER
O VC.Maker é composto por programas de atividades complementares, especialmente focados no conjunto de disciplinas conhecido como STEAM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts and Math (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Esses cursos têm em comum a abordagem prática, baseada em oficinas e laboratórios que envolvem os alunos em atividades interdisciplinares focadas na solução de problemas. Algo que, combinado a temas modernos como robótica ou programação de jogos, vai ao encontro das necessidades do aluno e estimula seu interesse pelo aprendizado.
Robótica educacional: razões para incluí-la na rotina dos estudantes
A robótica educacional não só facilita a compreensão de conteúdos curriculares, como desenvolve habilidades essenciais para o futuro dos alunos. Saiba mais no blog!
Participe da Hour of Code e da Computer Science Education Week 2018!
Hoje viemos compartilhar iniciativas muito importantes quando o assunto é educação para o futuro: a Hour of Code e a Computer Science Education Week 2018.
Aprimora premia professores que se destacaram com o uso da tecnologia em 2020
De setembro a novembro, 3 professoras foram reconhecidas pelo uso diferenciado da plataforma É fato que todos foram afetados nos mais diversos níveis pela pandemia do novo coronavírus e a educação também precisou se adaptar a esta nova realidade. Ensinar nunca foi uma...
Inovar sem negligenciar: como usar as metodologias ativas para trabalhar o nivelamento?
* Por Edy Cesar Patrocínio Pereira O ano de 2020 acabou se tornando o mais desafiador dos últimos tempos. A pandemia que fechou escolas, comércios, empresas, restringiu reuniões familiares e forçou a mudança de planos de diversas pessoas impactou a vida dos estudantes...