fbpx

Gestora pedagógica da Rede Verzeri aborda a utilização dos ambientes virtuais do Educacional em sala de aula

Os ambientes virtuais do Educacional foram objetos de estudo da tese de mestrado da gestora pedagógica da Rede Verzeri, Silvia Leal. Com o tema “Integração das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)”, o trabalho será apresentado no dia 17 de julho no Congresso Nacional da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil (ANEC), em Curitiba (PR). A tese, que apresenta uma abordagem relevante sobre o contexto da tecnologia na educação, rendeu, inclusive, o título de mestre para Silvia, em dezembro de 2014.

Avaliação de ambientes virtuais do Educacional
Baseada no conjunto de soluções educacionais que englobam projetos colaborativos, rede social fechada, aplicativos, oficinas, entre outras atividades escolares, a pesquisa teve como objetivo avaliar a forma que os ambientes virtuais são usados nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula, segundo o Padrão de Competências Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

Para Silvia, o saldo do estudo foi positivo, confirmando a contribuição do Educacional e das novas tecnologias para a prática pedagógica. “O projeto permitiu identificar como as ferramentas online disponíveis no Educacional favorecem a inovação e a construção do conhecimento e o nível de amadurecimento dos professores em relação às tecnologias usadas em sala de aula”, explica Silvia.

Desenvolvimento do estudo
A gestora pedagógica conta que o estudo contou com questionários e análises de desempenho. “Para compor o estudo, os professores responderam a questionários online disponíveis no Educacional. Após este processo, tive acesso aos dados, gráficos e relatórios das diferentes atividades propostas pela plataforma”, completa.

Confira a conclusão da tese:
• 41,20% do corpo docente estão em fase de alfabetização tecnológica
• 28,76% dos professores encontram-se na abordagem de Alfabetização em Tecnologia
• 18,86% no Aprofundamento do Conhecimento
• 11,18% na Criação do Conhecimento

E você, educador, já realizou algum trabalho acadêmico voltado à análise do impacto das tecnologias educacionais para o ensino e aprendizagem? Compartilhe a sua experiência na área “De Educador Para Educador”!