fbpx

Conheça a história do professor e músico Ibsen Batista, do Colégio Moriah, que usa o Youtube para unir Música e Filosofia

“Emmanuel, não foi pro céu”, canta Ibsen Batista, professor de Filosofia do Colégio Moriah, de Santo André (SP), em seu canal no Youtube. Parodiando o sucesso “Manuel” do cantor Ed Motta no violão, Batista canta sobre a vida do filósofo Nicolau Maquiavel e sua importância para a Filosofia Política. Com mais de 900 visualizações nesse vídeo, que faz parte do canal Ibsen Sobre Som e Filosofia, o professor aproveita a rede social como uma ferramenta de apoio para o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas.

Assista ao vídeo com a paródia sobre Nicolau Maquiavel!

Como surgiu a ideia
Usando a rede social em favor da aprendizagem ao unir tecnologia e educação, o professor, que também é músico, encontrou no diálogo e nas aulas expositivas de Filosofia, a oportunidade de potencializar sua dinâmica. “Percebi que muitas vezes os alunos não conseguiam absorver todas as informações transmitidas e que as vídeoaulas poderiam capturar de alguma forma o ambiente da sala de aula e o conteúdo ministrado”, conta ele.

Músicas como reforço
Para escolher os assuntos que vão ser transformados em música, Ibsen busca explorar conteúdos ministrados em aula. “As músicas funcionam sempre como um reforço, um atrativo, pois todas possuem temas que já foram trabalhados em vídeoaulas. A ideia é apresentar temas filosóficos de uma forma leve, que possa chamar atenção de todo tipo de visitante”, revela.

Publicações no Educacional
Mesmo sem ter ideia das proporções que esse trabalho viria a tomar, Ibsen comenta que começou o canal com uma estrutura simples, sem saber se seria bem aceito pelos alunos. “Não achei que estaria adequado para ser divulgado no Educacional, mas após a aceitação dos alunos, das pessoas que gostam de música e dos mantenedores do Colégio Moriah, comecei a ver a dimensão do canal e a veicular os vídeos no portal, principalmente as músicas”, expõe o professor, que compartilha suas produções nos ambientes virtuais do Educacional – conjunto de soluções educacionais desenvolvido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional.

Diferenciais
Recebendo a visita de alunos e professores de outras escolas e localidades do Brasil e do mundo, o canal Ibsen Sobre Som e Filosofia já conta com mais de 800 inscritos. “A responsabilidade é grande e as opiniões dos visitantes servem como referência, mas procuro não perder o que considero o diferencial do meu canal: a leveza, objetividade e minha dinâmica na sala de aula. Gosto de trabalhar em um ambiente informal e divertido. Não abro mão disso”, afirma Batista.

Música ao vivo
Quem assiste aos vídeos do canal, percebe esse tom informal e animado logo nos primeiros acordes do violão do professor, que não descarta o uso da música ao vivo em sala de aula. “Sempre tive dificuldade em saber o momento certo de fazer esse tipo de dinâmica, como a questão da acústica, o receio de me tornar previsível ou cair no lugar comum. Com os vídeos, acredito que encontrei o canal certo para apresentar esse lado musical em sala de aula”, destaca.

Tecnologia como suporte
Mesmo com o sucesso do canal, o professor ressalta a importância das aulas presenciais. “Tenho o cuidado de demonstrar que as aulas in loco são o carro-chefe do processo de aprendizagem e que as aulas do canal são uma ferramenta de suporte”, aponta.

Quando questionado sobre a importância de unir tecnologia e educação, aproveitando os recursos da tecnologia em benefício da Educação, Ibsen Batista é pontual: “chegou a hora de usar as ferramentas tecnológicas de forma eficaz no processo de aprendizagem”, finaliza.

Clique aqui para acessar o canal Ibsen sobre Som e Filosofia no Youtube!

E você, educador, já aproveitou algum recurso diferente como a música ou vídeoaulas, aliando tecnologia e educação, para potencializar a dinâmica da sala de aula? Compartilhe a sua história aqui nos comentários!