fbpx

É possível transformar a alfabetização em um processo mais interativo, divertido e interessante

As crianças de hoje, também conhecidas como nascidos digitais, estão crescendo em um ambiente tecnológico onde as informações estão disponíveis rapidamente ao simples toque dos seus dedinhos. Diante dessa realidade, as escolas e seus educadores também precisam inovar o processo de ensino e aprendizagem através do uso de novas tecnologias educacionais para despertar o interesse de alunos cada vez mais conectados.

Utilizando tecnologia de ponta aplicada à educação de forma multissensorial, associando hardware, software e materiais concretos, a Mesa Educacional Alfabeto oferece ao professor todo o suporte pedagógico para preparar atividades em diferentes níveis de processo de leitura e escrita.

O uso de diferentes recursos criam um ambiente interativo e estimulante, que fazem com que o aluno aprenda a reconhecer letras, construir palavras, associar as palavras aos seus significados, ler, criar e interpretar textos.

Para Claudinez Bueno, professora do Colégio Positivo Internacional, a Mesa Educacional Alfabeto trouxe a ludicidade ao processo de alfabetização. Há 3 anos trabalhando com a mesa educacional, ela destaca que a riqueza visual, o apoio auditivo e a manipulação do material concreto contribuem para um processo de alfabetização mais prazeroso. “O primeiro contato do aluno com a mesa acontece de uma forma mais orientada. De acordo com a fase e o nível que essas crianças estão, nós proporcionamos a etapa da mesa mais específica e à medida que eles vão interagindo com esse material e vencendo níveis, a autonomia e a segurança para entrarem sozinhos em diferentes fases acontece de maneira mais significativa”, conta Claudinez Bueno.

A mesa pode ser utilizada por grupos de até seis alunos, que participam juntos das atividades e desenvolvem habilidades sociais importantes como colaboração e interação. “Todos os grupos participam da mesma atividade, de forma onde cada criança possa participar e interagir com seus amigos. Os alunos que não possuem dificuldades interagem ajudando os outros amigos, fortalecendo os laços de amizade e de solidariedade”, destaca Cristiane de Oliveira Alves, professora do Santa Mônica Centro Educacional, do Rio de Janeiro.

As diferentes atividades das mesas estimulam a curiosidade, o interesse e a sede de saber. “A escola que insere o lúdico através da interatividade faz com que a criança tenha um maior interesse e proporciona um envolvimento melhor no processo da aprendizagem significativa. Foi a partir da mesa alfabeto que surgiu a ansiedade da turma em escrever o nome todo”, diz Cristiane.

É a tecnologia e suas soluções inovadoras transformando a sala de aula em um ambiente interativo e a alfabetização em um processo mais estimulante para professores e alunos. Conheça a linha completa de Mesas Educacionais: Mesa Educacional Alfabeto, Mesa Educacional Mundo das Descobertas, Mesa Educacional E-Block e Mesa Educacional E-Blocks Matemática.

Assista ao vídeo com o depoimento de Claudinez Bueno, professora do Colégio Positivo Internacional, sobre a Mesa Educacional Alfabeto: