fbpx

Saiba mais sobre esse método que usa tecnologia para obter um aprendizado mais personalizado

Mais do que uma tendência, o Aprendizado Adaptativo ou Ensino Adaptativo (Adaptive Learning) é uma evolução natural do ensino aliado à tecnologia. Partindo do pressuposto de que cada aluno é um indivíduo com uma maneira própria de assimilar um conteúdo, o Aprendizado Adaptativo utiliza a tecnologia para entregar uma forma de ensino mais eficiente e adaptado às necessidades de cada estudante. Esta nova abordagem é baseada em uma análise de dados e, uma vez que os conteúdos escolares tornam-se cada vez mais digitalizados, fica mais fácil e comum utilizar essa informação para gerar conteúdos em diferentes formatos, como texto, vídeo e áudio.

“No futuro, com a convergência do Ensino Adaptativo e do Data Mining – exploração e análise de bases de dados – será possível explorar correlações incríveis entre aprendizagem e conteúdo, permitindo que atuemos sobre ambos de forma quase científica”, afirma Newton Campos, especialista em tecnologia e educação, em artigo para o Estadão.

Big Data
Este tipo de análise, chamada de Big Data, já é utilizada em universidades dos Estados Unidos. A partir da análise automática de dados de cada aluno (feita por um software), o professor pode reforçar certos conteúdos, sugerir atividades e adaptar o material didático para a forma que melhor se enquadre no aprendizado do aluno. O método já tem sido utilizado para fazer com que provas e exercícios se adaptem ao estudante à medida que ele vai evoluindo na matéria.

Soluções
A linha Aprimora, desenvolvida pela Positivo Informática Tecnologia Educacional, é uma ferramenta de Aprendizagem Adaptativa que leva em consideração os diferentes perfis, tempo e forma de aprendizado de cada aluno. Por isso, ele é um grande aliado do professor, que pode acompanhar o desempenho de seus alunos individualmente e conduzi-los na construção do conhecimento. As plataformas educacionais Aprimora, que incluem Ensino Fundamental (com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática), Ensino Médio (com foco no ENEM) e Produção de Textos (para o Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental), foram desenvolvidas em um sistema multiplataforma, ou seja, podem ser utilizadas nos mais diferentes dispositivos eletrônicos e sistema operacionais.

O Aprimora Ensino Médio, por exemplo, auxilia os alunos em questões de Matemática, Ciências da Natureza, Linguagem e Ciências Sociais, direcionadas para o desenvolvimento das habilidades cobradas no ENEM. A evolução do aluno acontece de acordo com o seu ritmo através da Tutoria Inteligente, onde a complexidade das questões é apresentada de maneira progressiva, conforme seu desempenho. Caso a plataforma identifique uma dificuldade do aluno após a resolução de uma questão, o aplicativo oferece recursos e conteúdos de apoio, como vídeos e respostas comentadas. Também é possível acessar a área de acompanhamento de desempenho do aluno, onde ele pode conferir sua evolução e principais dificuldades. Além disso, o professor consegue monitorar o desempenho dos estudantes (por conteúdo e habilidade) através de gráficos e assim identificar os pontos fortes e fracos de cada um.

Fontes: Estadão e Universia