fbpx

Edição de Fevereiro reúne Embaixadores da Inovação para formação em quatro módulos

O mês começou com duas edições seguidas do projeto Embaixadores da Inovação. Foram cinco dias dedicados a experiências sobre inovação educacional, certificados pela LEGO® Education Academy. Saiba o que mais chamou a atenção dos participantes.

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, Curitiba – PR recebeu a 12ª e 13ª edição do Embaixadores da Inovação. Dezenas de educadores de diversas regiões do Brasil ficaram imersos em atividades, com foco nas disciplinas relacionadas à robótica, STEAM e cultura Maker na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Durante todos os dias os participantes tiveram palestras, workshops e colocaram a “mão na massa” para se aprofundarem na metodologia LEGO® Education. Esses exercícios são um dos destaques do programa, segundo a Ir. Maria da Conceição, mantenedora do Instituto das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar, de Belo Horizonte – MG. 

“A prática, esse fazer, esse lidar com as peças, nos faz estar inteiros ali. Esse brincar traz uma memória nova e conhecimentos novos que despertam em nós uma leveza ”, conta.

Algo que também chamou a atenção de Rita Mariano do Colégio Delta Mais, Santana – SP. A diretora Rita conta que essa é sua primeira formação no Embaixadores da Inovação e que, antes de participar esperava apenas receber informações sobre robótica, mas o programa foi além de suas expectativas. 

“Chegando aqui, com as experiências vividas durantes os 5 dias de imersão, percebi que é muito além disso. A metodologia, as sugestões e vivências, o fato de nos colocarmos no lugar dos alunos, fez com que todos nós levássemos uma bagagem além da robótica. Tendo ela como uma ferramenta que dará amplitude e inovação para os nossos fazeres pedagógicos”, diz.

Soluções como aliados pedagógicos

Além da maratona tecnológica e trocas de experiências, o evento também apresentou aos participantes novas soluções educacionais. Esse foi o caso de Alexandre Eduardo Ribeiro, que completou a sua segunda certificação internacional pela LEGO® Education Academy. Ele, que já utiliza o WeDo 2.0 e o MINDSTORMS® EV3 no Colégio Guilherme Dumont Villlares, ficou fascinado com o SPIKE.

“O SPIKE facilita muito a aprendizagem, fazendo o intermediário entre a conexão EV3 e a conexão WeDo. Isso dá novas possibilidades, novos jeitos de se aprender, sem a necessidade da criança ter inicialmente entendimento de programação. Apenas fazendo a ligação dos motores, diretamente no bloco de comunicação SPIKE, ele já automaticamente funciona. Então, isso já é uma grande inovação ”, explica.

Faça parte você também

Os novos Embaixadores da Inovação voltaram para suas escolas com métodos criativos, experiência tecnológica e muitas ideias novas na bagagem. E você? Também quer fazer parte desse time de multiplicadores do conhecimento? Para saber sobre as próximas edições fique atento no nosso site e nas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram).

Resultados do PISA: Como mudar a realidade do Brasil?

Avaliação mostra que Brasil continua abaixo da média da OCDE na Educação. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta semana o relatório Pisa 2018 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Esse relatório avalia o desempenho...