fbpx

Retrospectiva Let’s Go Festival 2019!

O DEScongresso deixou ótimas lembranças e só aumentou a ansiedade para o próximo ano. Quais serão as novidades para o Let’ Go Festival 2020?

O time da Tec Educ patrocinou o maior festival de inovação educacional da América Latina, o Let’s Go Festival, realizado nos dias 3 e 4 de setembro, no campus da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba.

O festival trouxe palestrantes de diversas partes do mundo para falar sobre ensino disruptivo, tecnologias educacionais, inteligência artificial e métodos inovadores de ensino para os próximos 20 anos.

Ao todo, foram 300 palestrantes de 6 nacionalidades diferentes, participantes de 20 estados brasileiros, totalizando cerca de 2,5 mil pessoas nos dois dias de evento.

let's go festival

A programação contou com uma grande diversidade de formatos, como exposições, festival de curtas, construções coletivas, palestras invertidas, sofá talks, palestras magnas, meetups, workshops e rodas de conversa. Aliás, foi o que chamou bastante a atenção do público, que sentia na pele a imersão de atividades educacionais que aconteciam simultaneamente.

“O Let’s Go Festival tem o objetivo de apresentar novas maneiras de dar aula ao corpo docente, assim como criar um ambiente de networking em que todos possam trocar experiências e conversar sobre a aplicabilidade de suas invenções. E isso em todas as áreas, pois falamos de matemática, ciências, engenharia, línguas, história e muito mais. Esse método disruptivo, que chamamos de ‘descongresso’, é justamente para explanarmos e mostrarmos que, sim, a educação não deve ser aplicada apenas de forma tradicional, mas contar com a coparticipação de alunos e professores para algo mais moderno e eficaz, que saia da sala de aula para transformar o mundo”

Alvaro Cruz – Vice-Presidente da Tec Educ e Curador do Let’s Go Festival

Um pouco do que marcou

Uma das atrações foi o criador do próprio braço de LEGO®, o andorrano David Aguillar, que abriu o festival contando sua emocionante história de superação ao montar sua primeira prótese aos nove anos de idade. O rapaz, que nasceu sem o antebraço direito, hoje, possui mais 4 modelos e é inspiração para todo o mundo.

David Aguillar - Let's Go Festival 2019

David Aguillar, durante o Let’s Go Festival 2019

Inclusive, em sua passagem pelo Brasil durante a semana do Let’s Go Festival, David Aguillar ganhou reportagem exclusiva da TV Record, que foi ao ar no último domingo (08). Clique aqui e confira!

A emoção e admiração também tomaram conta do palco na palestra da Coordenadora da Revisão Braille, Regina Fátima Caldeira de Oliveira, que é deficiente visual e, ao passar por dificuldades de inclusão, procurou encontrar soluções para quem vive o mesmo problema. Um dos meios encontrados foi a ferramenta LEGO® Braille Bricks, peças de LEGO® em braile que auxiliam na alfabetização de crianças e adultos cegos.

Peças de LEGO Braille Bricks

Todd Ensign, Diretor do Centro de Recursos de Educadores da NASA, também era um dos mais aguardados pelo público. Dentre os assuntos que abordou, Ensign focou, principalmente, em robótica, programação e coding, ferramentas que os professores podem usar para prender a atenção dos alunos em sala de aula, transformando a escola e a sociedade em ambientes cada vez mais modernos, tecnológicos e conectados.

Na NASA, o profissional desenvolve softwares para as missões da agência espacial americana, mas também atua como professor da Fairmount Station University, nos Estados Unidos.

Todd Ensign, durante o Let’s Go Festival 2019

Outro speaker que enfatizou a necessidade de atrair o mundo da inovação para a sala de aula, foi o menino Davi Braga. Aos 13 anos, o jovem apaixonado por empreendedorismo criou a StartUp LIST-IT, com foco na venda de materiais escolares, e vendeu seu empreendimento aos 18 anos por R$ 600 mil.

Na mensagem deixada por Davi, fica clara uma tendência para o crescimento no número de jovens “prodígios” nos próximos anos, assim como ele. A resposta para isso é, justamente, o tema de todo o Let’s Go Festival: as mudanças na vida de crianças e jovens com o uso da tecnologia, dentro e fora da sala de aula, fato que vem refletindo numa enorme quantidade de estímulos recebidos por eles (desde bebês),  como também em metodologias de aprendizagens personalizadas na escola, em que o aluno ‘dita as regras’, é o protagonista, o criador, o inventor.

Davi Braga - Let's Go Festival 2019

Davi Brag, durante o Let’s Go Festival 2019

Teve até momento fofura durante o segundo dia de festival. O Golden, “Lionel Messi”, da Instituição Cão Companheiro (ICC), foi motivo de fotografias e suspiros por todos os cantos aonde passava. 

A ICC é uma organização sem fins lucrativos que seleciona, socializa, treina e prepara Cães de Ajuda Social para ajudar pessoas com algum tipo de necessidade, integrando-as de forma mais eficaz à vida cotidiana, favorecendo sua inclusão e incrementando seu bem-estar.

O Golden, Messi, do ICC, durante o Let’s Go Festival

O apresentador e convidado especial do festival, André Vasco, já conhecido na TV brasileira por ter feito parte de emissoras como a TV Cultura, MTV, Band e SBT, diz ter saído absolutamente maravilhado do festival.

“Dois dias intensos, das 8hrs às 20hrs. Apresentava num palco, corria pro outro pra mediar uma roda com profissionais incríveis, ia pra outra sala assistir uma palestra, jogava um fliperama, montava um lego, tomava um café, escutava algum educador, voltava pro palco, lia um artigo…ufa. Imersão pura…”

André Vasco – Apresentador do Let’s Go Festival

André Vasco, apresentador do Let’s Go Festival

Vasco, que nunca teve ligação direta com o setor educacional, parece ter entendido a mensagem que toda a equipe de organização quis transmitir. “Muito aprendizado, referências, pontos de vista, reflexões, insights e acreditando mais ainda na educação (…) Tecnologia não é nada sem a relação humana”, completa ele.

Agradecimentos

O Let’s Go Festival 2019 teve realização do HUB Educacional e contou com o patrocínio da Cruzeiro do Sul Virtual, Virtual Educa, Microsoft, LEGO® Education, BBC Micro:bit e, nós, da Tecnologia Educacional. O Sistema FIEP foi apoiador do evento e a produção ficou a cargo da Be Seven.  

Let’s Go Festival 2020

Você está preparado para o que vem por aí?

Já coloque na sua agenda! O Let’s Go Festival 2020 está marcado para os dias 1 e 2 de setembro de 2020, em Curitiba. O local ainda será confirmado.

A organização do próximo ano começa desde já e nós queremos a sua participação. Então o que acha de dar a sua sugestão para todo o time do evento? O que você quer ver na próxima edição? O que você espera? O que acha que seria legal incluir? E, se você participou, o que acha que pode ser melhorado?

Entre em contato conosco através do e-mail contato@letsgofestival.com.br ou preencha a pesquisa clicando abaixo!

Schood e Positivo Tecnologia recebem prêmio por inovação

Entrega da premiação do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicação 2019", aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu grandes nomes da tecnologia. Nos representando estavam: Rebeca Barbalat, diretora de Produtos, e Thyago Taher, gerente de Produtos.  No início do mês de...