fbpx

A Era Digital trouxe novos recursos e desafios para a educação. Nesse cenário o professor se tornou um verdadeiro mentor, orientando os alunos a aprender por meio da resolução de problemas e situações reais. O Inventura ajuda a preparar os alunos a compreender um mundo em constante evolução, utilizando a linguagem de programação e o BBC micro:bit como pontos de partida.

Veja como utilizar o Inventura neste momento em que se faz necessária a educação a distância.

Orientações gerais

Como trabalhar as atividades em grupo?

Para que seus alunos possam trocar ideias e colaborar nas atividades, incentive-os a utilizarem as ferramentas/apps que já fazem uso ou mesmo aquela que você possa indicar. É importante incentivar que os próprios alunos busquem soluções para os desafios propostos, até mesmo esse de escolher a ferramenta/apps que utilizarão, pois , um dos pilares do Inventura é a busca pela solução de problemas com autonomia. Grande parte das crianças já têm familiaridade com ferramentas de troca de mensagens e de ferramentas de comunicação, seja por vídeo, em grupos, como Zoom, Houseparty, Whatsapp.

Devo realizar as aulas em tempo real ou deixar que os alunos trabalhem livremente?

Essa deve ser uma decisão baseada nas possibilidades dos alunos e do professor.

Sim, nós temos disponibilidade para aulas em tempo real:

Para isso, você poderá agendar os momentos de troca de ideias usando ferramentas de webinar como Zoom ou Hangout. A Zoom disponibiliza o agendamento de reuniões de até 40 minutos gratuitamente. Veja neste tutorial como utilizar o zoom.

Não, nem todos os alunos terão como acessar um computador ou um webinar no mesmo horário:

É possível que os alunos tenham um computador ou celular disponível nos mesmos momentos para participar de um webinar. Neste caso, você poderá criar um grupo do WhatsApp com os seus alunos. Como administrador, você pode configurar para que somente o administrador possa enviar mensagens, em horários previamente combinados, alterar a configuração para permitir que os alunos poderão enviar dúvidas e discutir as questões das aulas.

Compartilhamento

Um dos aspectos mais importantes da Cultura Maker é o compartilhamento. Nas atividades do Inventura sempre haverá um momento em que os alunos irão compartilhar sua ideias em sala. Existem algumas formas de manter esta momento ao realizar as atividades remotamente. 

  • Registros Online: Esta deve ser uma dinâmica presente independente do trabalho presencial ou remoto. O registro online permite, além do compartilhamento, a geração de um portfólio do trabalho das turmas. 
  • WhatsApp: Sugira que os alunos enviem vídeos apresentando seus trabalhos no grupo de whatsapp da turma nos momentos previamente combinados.
  • Instagram: Uma possibilidade bem legal é também  incentiver àqueles que utilizam este rede social, que postem suas atividades usando alguma hashtag previamente combinada. Incentivamos que sempre utilizem a hashtag #inventura, para que nossa equipe possa acompanhar esses desenvolvimentos 🙂

Modelos de uso

Atenção: Os alunos devem estar com seus livros e micro:bits em casa e login de acesso à plataforma.

Cada atividade pode ser dividida em dois momentos: Estudar a atividade e Realizar a atividade. Este é um modelo que poderá ser aplicado a todas as aulas. Ao lado estamos disponibilizando um exemplo deste modelo aplicado à primeira atividade do livro Inventura – Desbravador.

Atenção: Para realização das aulas é necessário que os alunos estejam com seus livros e micro:bits em casa.


Momento 1. Estudar a atividade

Introdução à atividade:

Solicite que os alunos leiam os conteúdos da aula no livro do Inventura e reflitam sobre as possibilidades de criação e resolução de problemas apresentadas. Neste momento, eles deverão realizar registros em seus livros e refletir individualmente ou em grupo. Use o próximo momento previamente combinado com os alunos para que compartilhem suas dúvidas e reflexões.

Atividades com codificação

Você poderá criar uma “sala” na ferramenta micro:bit classroom. Sugerimos criar uma sala para turma. Convide os alunos pelo grupo do Whatsapp, pela ferramenta de comunicação da plataforma Inventura ou pelo sistema de agendamentos utilizado pelo Colégio para comunicação e realização das aulas e demais atividades.


Momento 2. Realizar e registrar as soluções

Após tirar as dúvidas e o compartilhamento das reflexões e ideias, oriente que os alunos trabalhe em suas soluções e agende uma data para que todos realizem o Registro online (ENVIOS) na plataforma Inventura. Para saber o que registrar, lembre que eles devem identificar o ícone de “Registro Online” em seus livros. Ele pode estar relacionado aos itens “A Aventura de Inventar”, “Para pensar e responder”, “Hora do Show”, “Hora da Invenção!”, “Hora do Jogo!”, “Melhorando seu Sensor” e “Atividade Final” da atividade.

De acordo com as possibilidades da turma, também pode ser interessante incentivar que os alunos apresentem seus projetos interessante nos momentos e formatos combinados para o compartilhamento.

Inventura + Rede Social Educacional

Você pode estruturar os passos da aula utilizando um Caminho de Aprendizagem no Educacional.