Transforme a maneira de ensinar matemática com o STEAM Academy 2ª edição
O programa que vai revolucionar a maneira de ensinar matemática na sua escola já tem datas e locais marcados para sua 2ª edição. Confira!
O STEAM Academy nasceu com o propósito de inovar a forma de aprender e ensinar matemática nas escolas, com menos fórmulas, mais significado e cultura maker.
Baseada no resultado da pesquisa Rumos da Matemática, ocorrida no final de 2018, a equipe STEAM Academy, em parceria com os Embaixadores da Inovação, criou o programa para que as escolas possam experimentar uma forma diferente de abordar o Pensamento Matemático, visando melhorar os índices de aprendizagem dos alunos em disciplinas que envolvem Matemática.

O STEAM Academy nasceu com o propósito de inovar a forma de aprender e ensinar matemática nas escolas.
Atividades em sala que estimulam o pensamento matemático
O programa vai trabalhar o conceito STEAM por meio de dinâmicas de aula com a utilização da plataforma Pense Matemática, em que o aluno estará no centro de sua aprendizagem e será convidado a resolver atividades maker de forma colaborativa.
Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Coding. É possível encontrar Matemática em tudo isso e aprender de forma integrada e engajadora!
A aprendizagem baseada por meio de conceitos STEAM pode levar os alunos a entenderem e explicarem a Matemática da realidade deles e criar uma base concreta para os desafios do mundo que encontram fora da escola.
STEAM ACADEMY 2ª Edição: passo a passo para sua escola participar
1ª Etapa – Inscrição
A escola inscreve gratuitamente um educador inovador ou ‘’Math Lover’’ e suas turmas de um mesmo ano escolar. Clique aqui e inscreva-se!
2ª Etapa – Seleção
A equipe STEAM Academy entrará em contato para verificar a aderência da escola ao programa.
3ª Etapa – Formação
As escolas selecionadas para participar do programa STEAM Academy, serão contempladas com dois convites (professor e gestor) para participar de um curso presencial, realizado em parceria com o Prof. Motta.
E atendendo a pedidos de educadores que participaram da Bett Educar 2019, foram selecionadas as seguintes datas e regiões para sediar o curso de formação nesta 2ª edição:
PORTO ALEGRE – 06 de julho
BRASÍLIA – 03 de agosto
OBS: as escolas que não forem selecionadas para o programa, podem participar do curso mesmo assim, através da adesão de ingressos adicionais.
Veja como foi o curso presencial da 1ª edição
4ª Etapa – Aplicação
Após a preparação do ambiente e inserção dos alunos na plataforma online (Pense Matemática), a escola está pronta para iniciar as dinâmicas com 50 min de duração, uma vez por semana, durante 5 semanas consecutivas.
A Matemática hoje é um desafio para escolas, gestores e comunidades. Torne o ensino de matemática prazeroso e descomplicado com o STEAM Academy.
SPIKE™ Essential da LEGO® Education chega ao Brasil para impulsionar o aprendizado de STEAM e robótica
Com o lançamento, escolas agora podem contar com a metodologia da empresa dinamarquesa de ponta a ponta para todos as etapas do ensino Agora os alunos do Ensino Fundamental I e os educadores vão ampliar as possibilidades no processo de ensino-aprendizagem em STEAM...
Transformação digital na sala de aula é acelerada na pandemia
Seguindo a movimentação de diversos segmentos que precisaram se adaptar ao isolamento social, escolas de todo o mundo encontraram na tecnologia o apoio necessário para assegurar o aprendizado dos alunos A pandemia de covid-19 trouxe uma série de modificações da vida...
Planejamento para investimentos em educação nos municípios: há verba disponível e a tecnologia educacional será uma excelente opção
Por Elianay S. Monte Carmelo Será um grande desafio para o gestor público da área educacional planejar os investimentos necessários para a educação dentro deste exercício de 2021. Sem uma definição concreta quanto ao retorno das aulas totalmente presenciais e com o...