GOMAKER: um novo projeto educacional para todos os níveis de ensino
Esse projeto educacional foi desenvolvido com o intuito de preparar alunos para os desafios do futuro através da metodologia STEAM da LEGO® Education.
Pensando em adaptar as soluções da LEGO® Education conforme as necessidades das escolas, um novo projeto educacional entrou em cena em 2019: o GOMAKER!
Por que o projeto foi criado?
O mercado de trabalho vem sofrendo consideráveis transformações. De acordo com pesquisas, aproximadamente 85% das profissões de 2030 ainda não foram inventadas e, até 2020, 80% dos futuros empregos irão requisitar profissionais com habilidades em ciências, tecnologias e matemática.
Diante dessas informações, existe a necessidade de prepararmos as nossas crianças para um novo cenário, com novas competências, e o GOMAKER dá conta desse recado, já que foi criado para desenvolver habilidades STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), uma forma multidisciplinar de aprender as habilidades que serão mais requisitadas no profissional do futuro.

Projeto Educacional voltado para as habilidades STEAM.
O que é o projeto educacional GOMAKER?
O projeto é um ecossistema criado para alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, que tem como base os valores do Learning Through Play da LEGO® Education, que significam aprender por meio da brincadeira. As soluções da marca prezam por experiências enriquecedoras de ensino e aprendizagem.
O projeto GOMAKER quer levar esse conceito até as escolas através de módulos, com diferentes atividades, selecionadas conforme o nível de ensino e com os conjuntos LEGO® Education próprios para as faixas etárias correspondentes.
Explorando a metodologia STEAM, os frutos do projeto vão desde o desenvolvimento sócio emocional para alunos da Educação Infantil até o aprendizado de habilidades do século XXI, como programação, codificação e robótica educacional para Ensino Fundamental II e até Ensino Médio.

O EV3 faz parte do projeto educacional gomaker
O que minha escola tem a ganhar com o GOMAKER?
Confira abaixo, algumas características e vantagens principais desse projeto escolar inovador:
- É uma solução modular, ou seja, sua escola pode personalizar o projeto de acordo com a necessidade e para o nível de ensino que achar necessário;
- Aderindo ao projeto, um educador da escola tem direito a uma certificação internacional da LEGO® Education Academy;
- Em caso de adesão completa, a escola ganha uma sala LEGO® personalizada;
- Além dos materiais da LEGO® Education, o projeto oferece suporte pedagógico do programa VC Maker através de cursos;
- Sua escola receberá acompanhamento pedagógico online da nossa equipe.
Conheça os módulos que compõe esse projeto escolar
MAKE STARTER – EDUCAÇÃO INFANTIL
Próprio para alunos da Educación Infantil, que utilizam conjuntos pedagógicos selecionados por especialistas e aprendem brincando por meio de construções que promovem o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico!
Composição
3 Conjuntos Lanchonete da Matemática
3 Conjuntos Contando Histórias
3 Conjuntos Construindo Emoções
2 Conjuntos Grandes Blocos LEGO DUPLO
*Disponível também para escolas do SPE.
MAKE MOVER – ENSINO FUNDAMENTAL I
Próprio para alunos do Ensino Fundamental I – 1º e 2º ano, que utilizam conjuntos pedagógicos selecionados por especialistas e aprendem brincando por meio de construções que promovem o desenvolvimento das habilidades de STEAM.
Composição
3 Conjuntos Máquinas Simples Iniciais
3 Conjuntos STEAM Park
2 Conjuntos Coding Express
MAKE EXPLORER – ENSINO FUNDAMENTAL I
Próprio para alunos do Ensino Fundamental I – 3º ao 5º ano, que utilizam conjuntos pedagógicos selecionados por especialistas e aprendem por meio de atividades de introdução à robótica e programação.
Composição
8 Conjuntos WeDo 2.0
8 Conjuntos Máquinas Simples – Principal
MAKE CODER – ENSINO FUNDAMENTAL II
Próprio para alunos do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano, que utilizam conjuntos pedagógicos selecionados por especialistas e aprendem por meio de atividades que ampliam conhecimentos em robótica, programação e codificação.
Composição
8 Conjuntos Mindstorms EV3
8 Carrergadores do EV3
Suporte Pedagógico com os cursos do VC Maker
Você pode estar se perguntando neste momento: ok, mas se eu não tenho experiência em atividades com LEGO, como vou ser coordenado? Como vou saber como e quais atividades devo aplicar?
É justamente aqui que entra o VC Maker, um programa de atividades complementares que disponibiliza uma gama de cursos envolvendo cultura maker, robótica, educação 4.0 e habilidades do século XXI. Dentre eles, estão alguns cursos envolvendo LEGO.
A escola terá acesso a uma plataforma online, e o professor não precisa, necessariamente, ter experiência com LEGO ou robótica. São aulas intuitivas, prontas, e de fácil assimilação. Basta a turma ter em mãos os conjuntos certos, e o curso do VC Maker guiará as atividades.
MAKE STARTER -> Curso “Criando com LEGO®”: Clique aqui!
MAKE MOVER -> Curso “Máquinas com LEGO®”: Clique aqui!
MAKE EXPLORER -> Curso “Meu Primeiro Robô”: Clique aqui!
MAKE CODER -> Curso “Inventores de Robôs”: Clique aqui!
Certificação Internacional LEGO® Education Academy
Aderindo a qualquer um dos módulos do projeto, o educador tem a possibilidade de participar do programa Embaixadores da Inovação, que oferece certificação em inovação educacional da LEGO® Education, em 3 dias de imersão educacional.
Confira abaixo algumas imagens que separamos e veja como é incrível ser um Embaixador da Inovação:
Clique aqui e saiba como se tornar um embaixador da inovação!
O projeto não é incrível? Entre em contato conosco e vamos juntos construir o projeto ideal para sua escola!
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