fbpx

Veja como o Colégio Integrado tem engajado os seus alunos com atividades que envolvem STEAM

by | 21 / Jun / 21 | Giro TE, Pense Matemática

Usando o programa Pense+, a instituição de ensino tem revolucionado a aprendizagem dos seus alunos com projetos que utilizam o STEAM

Sexta-feira é o dia mais aguardado da semana para os estudantes do 2º ano do Colégio Integrado, Campo Mourão – PR. Espere, mas sexta-feira é o dia aguardado por todo mundo! Pode até ser, mas os alunos da professora Yohana Lopes anseiam pelo último dia da semana por um motivo bem diferente: é o dia de utilizar o Pense+.

O programa multiplataforma foi inserido na grade curricular do colégio em 2018, para turmas do G4 ao 9º ano. Com uma metodologia moderna e divertida, o ensino com o Pense+ vai muito além da Matemática, o que permite às escolas a integração de atividades das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Arte permeadas pela Matemática, conquistando cada vez mais o interesse dos estudantes

“Nós temos o dia certo para a realização das dinâmicas da plataforma Pense+ aqui no Colégio. Então as crianças aguardam ansiosamente por esse momento porque são atividades diferenciadas. Quando chega sexta-feira eles perguntam empolgados ‘tia, o que iremos fazer hoje?’. Falam que é a aula mais legal da semana. Além disso, a maioria da turma realiza as atividades, o que é muito gratificante”, conta Yohana que leciona para alunos de sete e oito anos.  

A professora conta que em todas as turmas que trabalhou com o Pense+ obteve um retorno positivo, principalmente com o engajamento dos estudantes. “Eu vejo que a plataforma enriqueceu muito o aprendizado dos nossos alunos, pois ela traz vários assuntos e possibilita envolver diversas áreas e habilidades em uma única dinâmica. Além de ser uma aula que separamos na semana para ser diferente, é uma ferramenta que permite um aprendizado significativo, faz com que a criança compreenda, vivencie, questione e crie estratégias para resolver as situações que são propostas. Então para nós o uso do Pense+ está sendo enriquecedor”, diz. 

Isso ocorre porque o ensino com o Pense+ proporciona aos alunos o desenvolvimento de novas habilidades relacionadas às necessidades da vida cotidiana, o que os instiga a tomar decisões com base em evidências científicas, que pensem, reflitam e que estejam preparados para agir de forma dinâmica, criativa e colaborativa em busca de soluções para problemas que envolvam várias áreas do conhecimento. Com isso, as aulas ficam muito mais fáceis para os alunos compreenderem  e terem uma aprendizagem mais significativa. 

Professora Yohana Lopes trabalha com o Pense+ para turmas do 2º ano e diz que conseguiu engajamento nas atividades de 100% dos alunos.

E a empolgação com o uso do Pense+ não fica restrito só aos alunos não, a professora Yohana conta que os pais dos alunos são tão participativos quanto os filhos.

“Quando eu solicito algum trabalho que pede o envolvimento da família, como por exemplo o último concurso que lançamos, todos acessaram e participaram ativamente, eu vejo que eles gostam e apoiam essa forma de ensino”, diz a professora. 

Segundo Yohana, a utilização do Programa Pense+ tem sido uma alternativa para o Colégio Integrado tornar o ensino mais tecnológico e inovador. “Hoje, para envolvermos mais as crianças no aprendizado, precisamos dos recursos tecnológicos e com o ensino híbrido nós tivemos que nos reinventar. Por isso, utilizar uma ferramenta digital e multiplataforma como o Pense+ tem melhorado e ampliado o aprendizado de nossos alunos”, diz.

Quer tornar o ensino da sua instituição mais significativo e empolgante também? 

by | 21 / Jun / 21 | Giro TE, Pense Matemática

Onde tem Matemática? Em tudo!

Da natureza ao uso do telefone, de receitas a dirigir, a Matemática aparece diariamente em tudo que fazemos e, por isso, não pode ser mais um tabu para os estudantes “Eu nunca vou usar isso na vida!”. Atire a primeira pedra que professor de Matemática nunca ouviu essa...