fbpx

Brasil ganha inédito ecossistema para apoiar a transformação da educação no país

by | 02 / Jul / 21 | Giro TE

Modelo inovador busca atender às necessidades das instituições de ensino público e privadas de maneira mais personalizada e eficiente

Os 47,3 milhões de alunos matriculados na educação básica do país vão contar, pela primeira vez, com um ecossistema que reúne as melhores soluções educacionais, do Brasil e do mundo, complementares às necessidades de cada escola, para promover os avanços que há anos o setor carece e que ficaram ainda mais latentes durante a pandemia. “O mundo tem se transformado de forma exponencial e pudemos sentir essas mudanças com mais ênfase durante esse momento que vivemos. As novas tecnologias têm modificado a realidade e o cotidiano em todos os segmentos da sociedade e na educação não é diferente”, alerta Alvaro Cruz, vice-presidente do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

Inédito no mundo, a proposta genuinamente brasileira reúne todos os agentes educacionais com objetivo de transformar o processo de ensino-aprendizagem de acordo com a necessidade de cada instituição ou rede de ensino, seja ela pública ou privada, de maneira personalizada, mas também será capaz de responder às mudanças na velocidade em que elas acontecem. “Num país continental como o nosso e tão diferente entre si, é preciso que as soluções também sejam dinâmicas como ele. Além disso, cada aluno aprende de forma diferente, portanto, para avançar é preciso pensar de forma mais conectada, integrando escolas públicas e privadas, edtechs, alunos, pais, professores, ONGs e Fundações num mesmo ecossistema para juntos fazermos a transformação que a educação precisa”, destaca.

 

REVISTA EXAME: Positivo Tecnologia apresenta ecossistema de soluções para escolas

 

É por isso que Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação – chega ao mercado como uma grande promessa para potencializar a educação no país. “Conhecemos profundamente os desafios da educação brasileira. Há mais de duas décadas produzimos soluções educacionais para as diferentes necessidades, por isso entendemos a importância de conectar tudo e todos que estão juntos fazendo a educação acontecer. Nos sentimos prontos para dar o próximo passo ajudando o Brasil a se tornar referência positiva quando o assunto é educação”, projeta.

Para colocar em prática a transformação destacada por Alvaro, o Educacional vai reunir as melhores soluções e edtechs de apoio à aprendizagem, nacionais e internacionais, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (sigla em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para a educação básica pública e privada. “Mas não vamos só unir para facilitar o encontro delas, vamos conectar o ecossistema de edtechs para que acessem os mercados público e privado de educação que tanto conhecemos.

A gestão da escola se torna ainda mais estratégica e que os professores acessam indicadores de engajamento e performance dos estudantes em tempo real com informações personalizadas dos alunos para avaliar quais os melhores caminhos para se desenvolverem”, explica.

“Estamos colocando em prática um novo jeito de pensar e fazer a educação no Brasil. Queremos unir nesse ecossistema alunos, pais, professores e escolas públicas e privadas às soluções ideais para cada necessidade com inteligência, estratégia e empatia.”
Alvaro Cruz

 

Na outra ponta, Alvaro destaca que as edtechs também se beneficiam desse ecossistema, uma vez que o Educacional promove seu acesso à área pública, permitindo que elas participem de licitações e contratos por meio da estrutura da empresa com a garantia e solidez da indústria Positivo. “Dessa forma, municípios e estados poderão contratar as melhores plataformas para apoiar o aprendizado em Língua Portuguesa, Matemática e STEAM”, acrescenta.

 

YAHOO: Positivo Tecnologia lança novo ecossistema voltado para inovações na área educacional

 

EDUCACIONAL ASSUME COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA

A rede pública de ensino atende mais 81,4% de todos os alunos matriculados em 2020 na educação básica do país. “Os dados do Censo Escolar levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que não é possível transformar a educação se não olharmos para a área pública”, reforça Alvaro.

O vice-presidente faz questão de destacar que as soluções oferecidas pelo Educacional vão além das escolas particulares. “Somos uma empresa e temos uma missão que só se realizará quando a inovação na educação chegar para todos e todas”, afirma.

 

VALOR ECONÔMICO: Positivo Tecnologia cria divisão para atender escolas

 

MODELO DE NEGÓCIOS PODE SE TORNAR REFERÊNCIA MUNDIAL NO SEGMENTO

O cenário pandêmico acelerou uma tendência: o aumento do número de startups de educação, as edtechs. Para se ter uma ideia, durante esse período elas cresceram 23% e, em 2025, devem movimentar 404 bilhões de dólares.

Pensadas para atender as dores que as escolas não conseguem suprir internamente, na velocidade em que o mundo apresenta as novas demandas, as soluções utilizam a tecnologia para tornar o aprendizado mais personalizado e atrativo para os alunos ao mesmo tempo que fornecem dados e relatórios para que as instituições possam mensurar suas estratégias de ensino e corrigir a rota quase que em tempo real. No Brasil, as escolas particulares possuem três ou mais soluções tecnológicas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem e na rede pública existe um aumento dessa demanda para que possam contratar plataformas flexíveis com as melhores edtechs e soluções para Português, Matemática e STEAM. 

“Vemos no Educacional a oportunidade de alavancar verdadeiramente a educação no país por meio de soluções que transformem o processo de ensino-aprendizagem em algo surpreendente e engajador. Nós queremos ser o fio condutor que canaliza toda essa inovação”, finaliza.

SOBRE O EDUCACIONAL

O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação é um modelo inovador desenvolvido para atender as dores das instituições públicas e privadas. Ele agrega e conecta as escolas e redes de ensino às soluções próprias ou de edtechs que compõem o ecossistema, sejam nacionais ou internacionais. Por meio de consultoria, curadoria, flexibilidade e consolidação de dados, o Educacional permite que as soluções de tecnologia para o ensino atinjam seu potencial máximo no processo de ensino-aprendizagem. O Educacional é a unidade de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação que, desde 1995, investe em tecnologia educacional. Saiba  mais em educacional.com.br   

O maior ecossistema de tecnologia e inovação para a educação!

by | 02 / Jul / 21 | Giro TE