fbpx

Educação 4.0: como ela muda a aprendizagem

Apesar de não ser um termo novo, ele nunca esteve tão presente e urgente em nossas vidas

A Educação 4.0 já é uma realidade, e mais do que isso: uma necessidade para os alunos estarem preparados para o mercado de trabalho. Ela surgiu em resposta à Indústria 4.0, que desde o seu surgimento está revolucionando todo o  funcionamento da sociedade assim como a forma com que pensamos e agimos.

Dentre as novidades que surgiram com essa revolução estão a linguagem computacional, a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias e segmentos da Indústria.

EV3

Por isso, esse novo modo de ensino baseia-se no conceito learning by doing, que em português significa “aprender fazendo”. Ele traz a ideia de que os alunos irão aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita “mão na massa”. 

Para preparar o aluno que está na sala de aula hoje para a vida, é recomendável trabalhar habilidades digitais, mas o objetivo da educação não é focar nos recursos tecnológicos em si, mas na interação que eles proporcionam. Veja outras habilidades importantes a serem desenvolvidas

Comunicação e colaboração

Trabalhar em projetos em equipe acaba incentivando o desenvolvimento dessas habilidades. Faz o aluno enxergar a importância do coletivo, além de desenvolver competências socioemocionais. 

Iniciativa e empreendedorismo

Alunos com atitude empreendedora possuem grande capacidade de assumir riscos e responsabilidades, além de desenvolver a visão estratégica a longo prazo e tomar a iniciativa frente aos desafios. Características que também são fundamentais no mercado de trabalho.

Pensamento crítico e analítico

Os alunos aprendem a analisar as situações antes de agir e a pensar em diversas formas de resolver um problema, além de criar hipóteses para cada ação.

Curiosidade e imaginação

Alunos investigativos, criativos e curiosos podem ir mais longe. Escolas devem incentivar e valorizar ações inovadoras e focadas em criatividade. 

Domínio das tecnologias

É importante que o aluno saiba o que fazer com as novas tecnologias, e não apenas como operá-las. Os novos profissionais devem mediar os novos meios e tomar decisões inteligentes sobre o uso das tecnologias atuais, sempre lembrando que o futuro não é apenas tecnológico e sim a união e harmonia entre soluções tecnológicas e o fator humano.

O que muda na rotina da rotina da escola?

Agora que você sabe quais habilidades deverão ser desenvolvidas nos alunos para esse novo mercado de trabalho, o primeiro passo é virar a chave da escola, a mentalidade, de forma que os professores possam trabalhar o desenvolvimento dessas competências em sintonia, explorando as disciplinas que atuam e cooperando entre eles.

O mais importante é que o aluno saiba o porquê de estar aprendendo algo, adquirindo um conhecimento ou desenvolvendo uma habilidade. Durante esse processo ele vai praticar ao mesmo tempo que aprende. Aqui fica claro que mais do que ferramentas, a escola deve ter em si o espírito de trabalhar essas habilidades de maneira interdisciplinar.

Já a análise de desempenho e da aprendizagem do aluno podem ser avaliadas por meio de personalização baseada em dados inteligentes.

O propósito da Educação 4.0 está em aprender junto e uns com os outros. A aprendizagem será colaborativa e os professores assumem o papel  facilitadores que constroem comunidades em torno do aprendizado, talento e habilidades de seus alunos.

Como promover conceitos da Educação 4.0 em minha escola?

A escola precisa incentivar uma nova cultura voltada para a inovação, a invenção, a resolução de problemas, a programação, a colaboração e a cultura maker.

novidades escolares

Um bom ponto de partida é a criação de ambientes inovadores propícios para o desenvolvimento de projetos que aproximem os alunos dessa nova realidade. Espaços makers onde os alunos aprendem fazendo e testam infinitas possibilidades ajudam a ampliar a criatividade.

Oferecer ferramentas para que os alunos possam aprender de qualquer lugar também é uma possibilidade, principalmente neste momento. O Inventura, por exemplo, é uma solução educacional que ajuda a preparar os alunos a compreender um mundo em constante evolução. Ele  utiliza a linguagem de programação em contextos que fazem parte do dia a dia do estudante, o que torna o aprendizado em uma experiência fácil, imersiva e estimulante.

O mais importante é saber que orientar o aluno para o desenvolvimento de novas habilidades é um dever de uma Escola 4.0.

Tenha uma Educação 4.0 na sua escola:

Schood é destaque entre soluções inovadoras do Brasil

Positivo Tecnologia recebe prêmio nacional de inovação e presidente da companhia ressalta a pulseira inteligente como uma das realizações da empresa A Positivo Tecnologia figura entre as 150 empresas selecionadas na sexta edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, a...