fbpx

Os ganhos que a tecnologia oferece ao ambiente escolar

Com as salas de aulas sendo ocupadas pela geração millennials e pela geração Z, a presença da tecnologia também passou a ser comum no ambiente escolar. Isso porque os alunos já nasceram conectados ao ambiente digital e a tecnologia faz parte de sua rotina.

Em 2001, o estudioso e consultor em educação, Marc Prensky criou o termo ‘nativo digital’, que define as pessoas já nascidas na era em que a tecnologia parece estar dominando tudo e que se adaptam facilmente às mudanças tecnológicas. 

Por isso, é cada vez mais necessário implementar tecnologia no ambiente educacional. As práticas pedagógicas não podem fugir ou repreender o dia a dia do estudante – o mais interessante e efetivo é se adaptar a ele, proporcionando um ambiente mais tecnológico a partir dos interesses desses jovens e suas realidades.

Mas, quando pensamos em tecnologia na escola, a primeira ideia que vem à mente são aparelhos como computadores, tablets e robôs. Realmente, esses recursos estão cada vez mais inseridos nos espaços educacionais, entretanto a tecnologia e a inovação vão além da pedagogia.

A tecnologia inovou, facilitou e permitiu muitas possibilidades nas ferramentas de gestão, e nas escolas não é diferente. Adotar a tecnologia na gestão e infraestrutura escolar é, cada vez mais, um investimento garantido para dinamizar e agilizar os processos do dia a dia, levando as instituições a um modelo de educação do futuro, mais moderno e interativo.

No post de hoje, falaremos sobre alguns pontos da rotina da escola que podem ser facilitados e até mesmo melhorados com a tecnologia. Confira!

 

Segurança

Esse é um dos pontos mais importantes e sensíveis no ambiente escolar. No caso das escolas de educação básica, monitorar a localização dos estudantes é um dos grandes desafios, sobretudo quando as instalações são amplas.

Dispositivos tecnológicos poderiam fazer a localização em tempo real dos alunos em qualquer lugar dentro das dependências da escola. Aparelhos de IoT (tecnologia das coisas) podem ser integrados às câmeras e catracas da escola, facilitando a identificação e a autorização da entrada.

Outro ponto importante é o acesso a locais não permitidos da escola, com um dispositivo poderiam ser emitidos alertas de segurança, evitando acidentes com os estudantes em locais considerados perigosos. 

Registro da presença do aluno em sala de aula

O controle de faltas dos alunos é um processo demorado e que pode ter o tempo otimizado com a tecnologia. No modelo convencional, a cada troca de professor é realizada uma nova chamada, aluno por aluno. O professor anota as ausências e presenças e só ao final da aula passa esses dados para a secretaria da escola.

Com a tecnologia, além da notificação da entrada do aluno na escola, o professor pode confirmar a presença do estudante na sala de aula por meio de aplicativo, que automaticamente é repassado ao sistema da escola.

Pagamento de cantina

Até mesmo o processo da compra do lanche durante o intervalo pode ser otimizado. No lugar de ficar um bom tempo na fila esperando para fazer o pedido a um atendente que tenta dar atenção a mais de um pedido por vez, os alunos podem escolher a comida por meio de totens interativos, quanto ao pagamento os pais podem carregar valores previamente.  

Além disso, com a inclusão da tecnologia a esse processo é possível gerar dados sobre os hábitos alimentares do aluno. Há tecnologias que os pais podem inclusive restringir o consumo de alguns alimentos. 

 

Horário de saída da escola

O horário de saída dos estudantes pode ser bastante desafiador, seja pelo grande número dos alunos ou pela localização da escola, que pode ser próxima a vias movimentadas de carros. 

Com a tecnologia, responsáveis ou motoristas de vans podem utilizar aplicativos para notificar o sistema da escola informando que estão próximos das dependências da instituição. Isso faria com que o aluno fosse liberado somente com a presença do responsável, isso implicaria em menos filas de veículos na saída das aulas e menos tempo de espera de alunos e responsáveis. 

Todos esses temas fazem parte da rotina de qualquer escola, que pode ser facilitada com a integração da inovação à gestão escolar. Mas você sabia que já existe uma tecnologia que oferece todas essas facilidades e muito mais em uma única solução?

Conheça a pulseira inteligente Schood: