fbpx

Robótica educacional: razões para incluí-la na rotina dos estudantes

A robótica educacional não só facilita a compreensão de conteúdos curriculares, como desenvolve habilidades essenciais para o futuro dos alunos.

Como você acredita que a robótica educacional se enquadraria melhor na sua instituição de ensino? Como atividade extracurricular ou inclusa na grade normal? Isso é o de menos! O importante é ter em mente que a era tecnológica e a Educação 4.0 vêm fazendo dessa uma metodologia primordial, e ela precisa fazer parte da rotina de qualquer jovem estudante.

BENEFÍCIOS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL

Além de aplicar, na prática, algumas disciplinas teóricas estudadas em sala de aula, a robótica educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que encontre desafios e as devidas soluções para os mesmos. Sem contar que enaltece o trabalho em equipe, o planejamento, a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a tomada de decisões.

E o que torna a robótica ainda mais incrível, é o fato de representar um aprendizado multidisciplinar. É o que explica o conceito de STEAM – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – uma metodologia integrada e baseada em projetos, pautada em formar cidadãos com diversos conhecimentos.

O STEAM faz parte do DNA da LEGO® Education, que oferece kits de robótica educacional para diferentes níveis de ensino, por meio de peças LEGO® somadas a itens adicionais, que vão de roldanas e polias, a sensores e placas de programação computacional.

É importante salientar também que projetos de robótica da LEGO® Education são desenvolvidos com base em assuntos da vida real e situações do cotidiano, estimulando ainda mais o uso da criatividade para resolver diferentes situação ao redor do planeta.

robótica educacional

 

No início, as escolas criavam laboratórios para o ensino de determinada matéria, mas nos últimos anos começaram a perceber que a robótica é muito mais do que isso e criaram uma disciplina curricular para ela. O que se discute é: por que devemos ficar focados apenas no ensino da área de ciências se a robótica é uma área interdisciplinar? Por que não ensinamos tecnologia dentro do currículo, explicando, por exemplo, como funciona um sensor, de que forma ele se comunica com a placa? Focar apenas um saber reduz o alcance da aprendizagem e a possibilidade de investigação do aluno, uma vez que com a robótica eu posso trabalhar matemática, engenharia, mecânica, artes, questões sociais, entre outros temas.

Flávio Rodrigues Campos

Doutor em educação e pesquisador do uso da tecnologia e da robótica na educação.

CASE DE SUCESSO EM ROBÓTICA EDUCACIONAL

No Centro Educacional Casulo, por exemplo, localizado em Rio das Ostras – RJ, a robótica educacional é presente desde 2010. A escola conta com um laboratório próprio de robótica, onde os alunos se reúnem para fazer reuniões e treinamentos.

Tanto é que o CE Casulo possui um currículo recheado de participações e ótimos resultados em torneios e feiras de ciências, já que investem pesado na robótica educacional para crianças de todas as idades. Já foram destaque no Torneio Brasil de Robótica e na FIRST® LEGO® League, torneio de renome mundial, promovido pela FIRST® em parceria com a LEGO® Education.

robótica educacional

Inclusive, no dia 1º de dezembro de 2018, a escola participou da estreia da FIRST® LEGO® League Junior Brasil, torneio destinado a crianças mais novas, de 6 a 10 anos, que dão os primeiros passos no mundo da robótica.

Clique aqui e saiba mais sobre esse incrível trabalho do Centro Educacional Casulo!

E se você ainda não possui robótica educacional na sua escola, agora é a hora! Entre em contato conosco!

Resultados do PISA: Como mudar a realidade do Brasil?

Avaliação mostra que Brasil continua abaixo da média da OCDE na Educação. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta semana o relatório Pisa 2018 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Esse relatório avalia o desempenho...

Schood e Positivo Tecnologia recebem prêmio por inovação

Entrega da premiação do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicação 2019", aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu grandes nomes da tecnologia. Nos representando estavam: Rebeca Barbalat, diretora de Produtos, e Thyago Taher, gerente de Produtos.  No início do mês de...