fbpx

Projetos de robótica despertam interesse em alunos da nova geração

Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo.

Você sabia que investir em projetos de robótica na sua escola pode ser o aspecto decisor para pais e alunos na hora da matrícula?

Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez mais engajador e estimulante para os alunos, que a cada dia estão mais ligados em inovação e tecnologia.

Um estudo realizado pela consultoria JS Brasil com participantes do Torneio SESI de Robótica, mostrou que a metade dos entrevistados aumentaram suas notas escolares depois de ingressarem no torneio. Fora que 94% dos participantes tiveram, ao menos, mais motivação e dedicação em matérias de exatas, como Matemática e Física.

torneio sesi de robótica

Arena SESI de robótica

Inclusive, em outro artigo falamos mais sobre algumas razões pelas quais toda escola deve apostar em robótica educacional.

Habilidades que a robótica estimula para o futuro dos alunos

Trabalho em Equipe

Umas das competências fundamentais para o profissional do futuro! A capacidade de cooperação, diálogo, organização, comunicação e planejamento com os demais, faz do aluno um indivíduo cada vez mais social, aberto a ideias e a novas adaptações.

Resolução de problemas

Saber lidar com situações-problema sem perder o jogo de cintura não é tarefa fácil nem para muitos adultos, não é verdade!? A robótica educacional e projetos neste contexto levam na bagagem os desafios impostos aos alunos com base em situações da vida real. Robótica e resiliência caminham juntos, e praticá-los ainda na escola, certamente, fará do estudante um ser humano mais competente no futuro.

Criatividade

Além da programação dos robôs, propriamente dita, entra a parte do design, montagem, movimentação e como todos esses aspectos resolverão o “problema” em questão. Tudo faz parte de um processo criativo que desperta o lado lúdico em crianças e jovens!

Competências Socioemocionais

O fato dos estudantes de robótica serem constantemente desafiados, faz desse um processo de reflexão, controle emocional e social, habilidades essenciais para lidar com as pressões do futuro na vida profissional.

Oportunidades no Exterior

Como assim oportunidades no exterior? É isso mesmo! Quem entra para o mundo da robótica, provavelmente, vai ouvir falar na FIRST® LEGO® League, o maior torneio de robótica do mundo.

A FLL é separada por etapas nacionais, e no Brasil não é diferente. As equipes com melhor desempenho são classificadas para a etapa internacional e vão representar suas nações. Estamos falando da socialização e vivência com diferentes idiomas e culturas! Uma experiência indescritível!

Conheça algumas soluções de robótica da LEGO® Education

As soluções de robótica LEGO® Education apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir as principais sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola.

Para iniciar o trabalho com alunos do Ensino Fundamental I, a sugestão é usar o LEGO® Education WeDo 2.0, que tem como objetivo mostrar a importância da ciência por meio da sua compreensão em situações reais, introduzir conceitos de robótica, desenvolver habilidades de programação básica, pensamento crítico e a resolução de problemas. Com o WeDo, os alunos dão vida a projetos de ciências a partir da combinação de blocos LEGO® e do uso de um software de ensino.

Já para atender alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 é o mais indicado. Essa solução de robótica busca desenvolver habilidades em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática através da construção de diversos objetos dentro da metodologia dos 4Cs (connect, construct, contemplate and continue). 

É uma forma muito mais prática de aprender sobre as áreas exatas, por meio de uma abordagem investigativa, abrangente e inspiradora. A solução estimula o pensamento crítico e ainda conta com o apoio de softwares para estimular o aprendizado de codificação, Ciências e outras habilidades em situações reais.

EV3

Lego Mindstorms EV3

A Tecnologia Educacional é distribuidora oficial da LEGO Education no Brasil. Entre em contato conosco e vamos personalizar o melhor projeto para sua instituição de ensino!

Resultados do PISA: Como mudar a realidade do Brasil?

Avaliação mostra que Brasil continua abaixo da média da OCDE na Educação. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta semana o relatório Pisa 2018 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Esse relatório avalia o desempenho...

Schood e Positivo Tecnologia recebem prêmio por inovação

Entrega da premiação do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicação 2019", aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu grandes nomes da tecnologia. Nos representando estavam: Rebeca Barbalat, diretora de Produtos, e Thyago Taher, gerente de Produtos.  No início do mês de...