fbpx

por | 25 / ago / 20 | LEGO® Education

A LEGO® Education preparou um material exclusivo para apoiar escolas, professores e pais durante o período de distanciamento social

Muitos têm sido os desafios no período de quarentena, especialmente quando se tem crianças em casa e a preocupação com o aprendizado é certamente uma delas. Mas, para Alex Paiva, gerente LEGO® Education do time Brasil, utilizar as tarefas do dia a dia pode ser uma forma de fomentar o desenvolvimento das crianças.

“Não existe desaprender. A criança está em constante aprendizado e cada experiência pode ensinar algo novo e rico”, conta ele. Alex reforça que o importante é criar o gosto por aprender e entender que esse processo pode ser divertido. “E quando ele se torna algo prazeroso, o aprendizado é muito mais significativo”, completa.

 

STEAM NA QUARENTENA

Guiada pela curiosidade e criatividade, a abordagem STEAM – sigla em inglês com as iniciais das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, – nasce em meados dos anos 90 com objetivo de criar um ambiente de exploração voltado para estimular o aprendizado em cada uma das áreas, especialmente de maneira transversal. Quando utilizado na Educação Infantil, o STEAM possibilita a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o século XXI como:

  • Pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Comunicação e colaboração.
  • Flexibilidade e adaptabilidade.
  • Habilidades culturais, sociais e emocionais.
  • Criatividade e inovação.
  • Imaginação e capacidade de lidar com diferentes situações.

A metodologia pode ser aplicada para qualquer nível de ensino e também permite o desenvolvimento de conhecimentos em pensamento computacional e cultura maker.  E mesmo em casa é possível explorar atividades que estimulem a metodologia.  Quer ver?

S – Ciências: explore atividades sensoriais que envolvam os cinco sentidos. Os cenários de aprendizagem vão além da sala de aula. É possível aprender com elementos que estão na sua casa, no museu, no lago, em qualquer lugar. 

“Quando aproveitamos bem o contexto e relacionamos com um conceito ou um significado com intencionalidade, nós os transformamos em cenários aprendizagem. A natureza tem muito a contribuir com isso. Podemos utilizar a curiosidade das crianças para desenvolver processos de aprendizagens como, por exemplo: banana realmente evita cãibra? Por que a Lua aparece depois do Sol? Como uma vacina pode destruir um vírus?”, explica Alex.

T – Tecnologia: utilize ferramentas como rampas, canetas, giz de cera e pincéis. É possível melhorar os trabalhos e as atividades do dia a dia com recursos e ferramentas que as crianças podem inventar ou melhorar.

“Podemos sempre questionar nossas crianças com a condição “E se?” E se colocássemos rodinhas, não iríamos chegar mais rápido? Se controlássemos as lâmpadas com a ajuda do celular? E se conseguíssemos escutar a nossa música ou abrir nossos jogos simplesmente criando um comando de voz?”, reforça.

E – Engenharia: é possível utilizar a construção de blocos para resolução de problemas. Descobrir como fazer um carrinho andar mais rápido ou devagar, consertar ou desmontar brinquedos quebrados utilizando ferramentas de casa. 

“Criar brinquedos diferentes com componentes encontrados em casa. Encontrar soluções para diferentes tipos de cenários. Utilizar a lógica para enxergar diferentes maneiras de resolver problemas. Explorar com as crianças o jeito como as coisas funcionam. Questione! Como a água vem até a nossa casa? Como interruptor faz a luz acender?”, instiga.

A – Artes e Design: crie cenários, histórias e contos para desenvolver a capacidade de comunicação, colaboração e resolução de problemas. 

“Interpretar fatos, contextos e conceitos mediante a uma peça de teatro, pintura, música…Explore objetos e recursos físicos como: produtos recicláveis, sucata, dentre outros”, destaca.

M – Matemática: desenvolva atividades em que a criança possa reconhecer padrões, classificação de objetos por tamanho, cores ou semelhança. Utilize a matemática do cotidiano, desde o relógio analógico ou digital usado em casa até na ajuda aos pais em fazer aquele bolo de laranja utilizando conceitos de unidades de medidas de massa e fração contidas na receita. 

“Incentive a ajuda das crianças nos afazeres de casa e aproveite para reforçar conceitos de quantidade, soma, cores, como por exemplo na organização das roupas do armário, etc”, completa.

Alex faz questão de destacar que o mais legal é que essas áreas podem ser trabalhadas de maneira interdisciplinar incentivando a descoberta em cinco etapas: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir.

E foi pensando em apoiar as escolas na orientação dos pais que a LEGO® Education preparou uma material exclusivo com 10 dicas  para a aprendizagem em casa dentro da metodologia STEAM

 

RECEBA O MATERIAL EXCLUSIVO DA LEGO® EDUCATION COM DICAS PARA MANTER O APRENDIZADO STEAM EM CASA

 

LEGO® EDUCATION É STEAM NA PRÁTICA EM QUALQUER LUGAR

A LEGO® Education acredita que o conhecimento é construído por meio das vivências de cada criança, por isso desenvolver recursos lúdicos que envolvem os já famosos blocos de montar, mas voltados para educação e desenvolveu materiais curriculares e formação de professores, além de softwares que dão vida as montagens.

A proposta é permitir que os alunos sejam estimulados a serem mais investigativos com desafios e criações em equipe, tornando o aprendizado baseado em experiências reais e levando para as escolas e para as casas o conceito STEAM na prática, além da cultura maker, robótica e programação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

A Tecnologia Educacional é distribuidora das soluções LEGO® Education no Brasil e possibilita que sua escola tenha acesso a esta soluções por duas maneiras:

  1. Compra dos kits: a equipe ajuda você a criar um diagnóstico do que sua escola precisa dentro do objetivo estabelecido e assim sua instituição compra os kits que necessita.
  2. Locação dos kits por meio do GOMAKER: a locação é uma possibilidade que torna a implantação da metodologia  LEGO® Education mais acessível.  A escola pode fazer a locação por módulos de acordo com seu planejamento e necessidade.

Se você quer conhecer mais sobre os kits LEGO® Education na modalidade compra clique aqui. Para ter mais informações sobre o programa GOMAKER clique aqui.

LEGO® Education é a metodologia STEAM na prática na sua escola e apoio mesmo à distância.

por | 25 / ago / 20 | LEGO® Education

Covid-19: acelerando o futuro da educação

Entender todos os papéis que compõem o sistema educacional, a relação dos alunos com a escola, a formatação de uma pedagogia mais atual e as novas formas de se desenvolver produtos são algumas das heranças que período vai deixar As evoluções tecnológicas estão...