Hoje viemos apresentar a você o termo STEAM, uma metodologia que reúne conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Qual o significado de STEAM?
Como falamos, STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics.
É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
Percebeu que STEAM se assemelha com a sigla STEM, certo? STEM já foi tema aqui do blog (inclusive temos um e-book completo! – se você não baixou clique aqui), mas hoje trataremos dessa metodologia que integra Artes às quatro áreas de ‘’Ciências Exatas’’.
Sabe-se que a educação artística melhora o desempenho acadêmico e ajuda nossos alunos a interpretarem melhor o mundo, e é isso que a metodologia STEAM veio nos provar.
Nesse sentido, devemos entender Artes como disciplina que traz à tona temas como humanidades, linguagem, cultura, arquitetura, literatura, música, dança, cinema, teatro, escultura, design, pintura, animação e fotografia.
Como STEAM se diferencia de STEM na prática?
De maneira bem resumida, podemos dizer que STEM trata de como você faz as coisas, já o STEAM incentiva a descoberta de porquê está fazendo essas coisas.
O processo de STEAM tem cinco etapas básicas, que relatamos a seguir:
1 – Investigar
2 – Descobrir
3 – Conectar
4 – Criar
5 – Refletir
Com o STEAM, alunos experimentam e vivenciam o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva, seja por meio de brincadeiras na Educação Infantil ou em projetos interdisciplinares para turmas mais avançadas.
Em atividades focadas na metodologia STEAM, alunos resolvem problemas, pensam ‘’fora da caixa’’ e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar.
Já o professor atua como um guia no processo de aprendizagem. Ele é responsável por oferecer mentoria e apoio às equipes (viu que aqui o trabalho é feito de forma colaborativa!) e também aprende com esse novo método de trabalho integrado.
Porque essa metodologia importa tanto nos dias de hoje?
A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o aluno do século XXI, tais como:
- Criatividade, imaginação e inovação.
- Pensamento crítico e resolução de problemas.
- Comunicação e colaboração.
- Flexibilidade e adaptabilidade.
- Habilidades sociais e culturais.
- Capacidade de lidar com diferentes situações.
Em projetos de STEAM, os alunos começam a desenvolver essas habilidades de forma mais interativa e autônoma. Constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações.
Importante: É dever da escola de hoje incentivar e treinar essas habilidades em seus alunos. Isso faz parte do que chamamos de Educação 4.0. Saiba mais sobre o assunto nesta publicação.
No TEDxBocaRaton realizado na Florida, Océane Boulais fala sobre a importância do STEAM nos dias de hoje. Confira:
Océane finaliza sua apresentação no TED com duas frases impactantes:
‘’STEAM empodera futuros. STEAM empodera alunos.’’
Novidades para o 2º semestre de 2018
Um grande lançamento da LEGO® Education, que trabalha as principais habilidades de STEAM, estará disponível em nosso portfólio no 2º semestre.
Chamado de STEAM Park, o conjunto tem por objetivo instigar a curiosidade natural que permeia as crianças da Educação Infantil (3 a 5 anos), possibilitando brincadeiras, construções, criações e investigações nos campos da Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
As possibilidades de construção com os 295 Blocos LEGO® são infinitas.
Usando a seleção especial de peças LEGO® DUPLO®, crianças podem construir um parque STEAM com diferentes ambientes, brinquedos, atrações dinâmicas, jogos divertidos e cenários.
Veja algumas imagens do Conjunto STEAM Park:
No STEAM Park, as crianças desenvolvem de forma colaborativa a compreensão de como funcionam as engrenagens, a mecânica do movimento, as unidades de medida, além de resolverem situações-problema de forma mais intuitiva e lúdica. O conjunto inclui engrenagens, trilhos, roldanas, barcos e figuras, que são usadas para construção de escorregadores, carrosséis e muito mais.
Com o STEAM Park, o professor trabalha os seguintes temas em suas atividades:
- Causa e efeito;
- Observação e descrição;
- Resolução de problemas;
- Desenvolvimento da imaginação;
- Criação de representações;
- Encenação de papéis;
- Colaboração;
- Comunicação.
Dica: este conjunto pode ser o início do desenvolvimento das habilidades que o STEAM promove em sua escola! Que tal?
Vale destacar que a metodologia deve ser incentivada em todos os anos escolares. 🙂
Gostou de conhecer mais sobre o STEAM? Falaremos sobre esta e outras metodologias na edição Embaixadores da Inovação Maker. Participe!
Descobrir a importância do STEAM fica mais fácil com as soluções de robótica LEGO® Education
As soluções de robótica LEGO® Education apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir algumas sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola, confira! Uma boa porta de entrada...
Projetos de robótica despertam interesse na nova geração
Além disso, incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes em disciplinas tradicionais, aponta estudo. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 4.0 e vem se apresentando como um método cada vez...
STEAM OU STEAM? O que são e no que se diferenciam?
O que é STEM? Ou STEAM? Se você acompanha o mercado de Educação já deve ter ouvido falar desses termos. Mas, afinal, o que eles querem dizer? Neste blog vamos desvendar o significado e a importância dos dois para as escolas e os alunos. Vamos lá? A sigla STEM é um...
Metodologia 5E’s: um modelo que você precisa conhecer!
Você conhece a metodologia 5E’s adotada pela LEGO® Education? Então vem saber tudo sobre a sua origem e a importância de cada etapa. O modelo de instrução 5E ganhou ainda mais popularidade em 2020 com as aulas remotas, mesmo tendo sido criado em 1987, por Rodger W....