Hoje viemos apresentar a você o termo STEAM, uma metodologia que reúne conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Qual o significado de STEAM?
Como falamos, STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics.
É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
Percebeu que STEAM se assemelha com a sigla STEM, certo? STEM já foi tema aqui do blog (inclusive temos um e-book completo! – se você não baixou clique aqui), mas hoje trataremos dessa metodologia que integra Artes às quatro áreas de ‘’Ciências Exatas’’.
Sabe-se que a educação artística melhora o desempenho acadêmico e ajuda nossos alunos a interpretarem melhor o mundo, e é isso que a metodologia STEAM veio nos provar.
Nesse sentido, devemos entender Artes como disciplina que traz à tona temas como humanidades, linguagem, cultura, arquitetura, literatura, música, dança, cinema, teatro, escultura, design, pintura, animação e fotografia.
Como STEAM se diferencia de STEM na prática?
De maneira bem resumida, podemos dizer que STEM trata de como você faz as coisas, já o STEAM incentiva a descoberta de porquê está fazendo essas coisas.
O processo de STEAM tem cinco etapas básicas, que relatamos a seguir:
1 – Investigar
2 – Descobrir
3 – Conectar
4 – Criar
5 – Refletir
Com o STEAM, alunos experimentam e vivenciam o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva, seja por meio de brincadeiras na Educação Infantil ou em projetos interdisciplinares para turmas mais avançadas.
Em atividades focadas na metodologia STEAM, alunos resolvem problemas, pensam ‘’fora da caixa’’ e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar.
Já o professor atua como um guia no processo de aprendizagem. Ele é responsável por oferecer mentoria e apoio às equipes (viu que aqui o trabalho é feito de forma colaborativa!) e também aprende com esse novo método de trabalho integrado.
Porque essa metodologia importa tanto nos dias de hoje?
A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o aluno do século XXI, tais como:
- Criatividade, imaginação e inovação.
- Pensamento crítico e resolução de problemas.
- Comunicação e colaboração.
- Flexibilidade e adaptabilidade.
- Habilidades sociais e culturais.
- Capacidade de lidar com diferentes situações.
Em projetos de STEAM, os alunos começam a desenvolver essas habilidades de forma mais interativa e autônoma. Constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações.
Importante: É dever da escola de hoje incentivar e treinar essas habilidades em seus alunos. Isso faz parte do que chamamos de Educação 4.0. Saiba mais sobre o assunto nesta publicação.
No TEDxBocaRaton realizado na Florida, Océane Boulais fala sobre a importância do STEAM nos dias de hoje. Confira:
Océane finaliza sua apresentação no TED com duas frases impactantes:
‘’STEAM empodera futuros. STEAM empodera alunos.’’
Novidades para o 2º semestre de 2018
Um grande lançamento da LEGO® Education, que trabalha as principais habilidades de STEAM, estará disponível em nosso portfólio no 2º semestre.
Chamado de STEAM Park, o conjunto tem por objetivo instigar a curiosidade natural que permeia as crianças da Educação Infantil (3 a 5 anos), possibilitando brincadeiras, construções, criações e investigações nos campos da Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
As possibilidades de construção com os 295 Blocos LEGO® são infinitas.
Usando a seleção especial de peças LEGO® DUPLO®, crianças podem construir um parque STEAM com diferentes ambientes, brinquedos, atrações dinâmicas, jogos divertidos e cenários.
Veja algumas imagens do Conjunto STEAM Park:
No STEAM Park, as crianças desenvolvem de forma colaborativa a compreensão de como funcionam as engrenagens, a mecânica do movimento, as unidades de medida, além de resolverem situações-problema de forma mais intuitiva e lúdica. O conjunto inclui engrenagens, trilhos, roldanas, barcos e figuras, que são usadas para construção de escorregadores, carrosséis e muito mais.
Com o STEAM Park, o professor trabalha os seguintes temas em suas atividades:
- Causa e efeito;
- Observação e descrição;
- Resolução de problemas;
- Desenvolvimento da imaginação;
- Criação de representações;
- Encenação de papéis;
- Colaboração;
- Comunicação.
Dica: este conjunto pode ser o início do desenvolvimento das habilidades que o STEAM promove em sua escola! Que tal?
Vale destacar que a metodologia deve ser incentivada em todos os anos escolares. 🙂
Gostou de conhecer mais sobre o STEAM? Falaremos sobre esta e outras metodologias na edição Embaixadores da Inovação Maker. Participe!
Nova ação mundial da LEGO® Education desafia 150 escolas brasileiras
Educadores vão descobrir um novo mundo de possibilidades sobre o ensino da robótica e da metodologia STEAM com o SPIKE™ Prime Para incentivar as escolas do Brasil a investirem na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e...
Nova temporada da FIRST® LEGO® League vem aí
O maior torneio de robótica chega com muitas novidades, inclusive com adaptações diante do momento em que vivemos A Organização FIRST® revelou o tema para os próximos desafios. A temporada 2020/2021, chamada de FIRST® LEGO® League Game Changers, está com o lançamento...
Edital seleciona escolas públicas para participar de programa da Organização FIRST® em parceria com a Disney
Iniciativa tem por objetivo levar às escolas públicas do país o ensino de robótica e programação A Organização FIRST®, em parceria com a Walt Disney Company e Tecnologia Educacional, abre inscrições para o processo de qualificação de instituições que tenham interesse...
SPIKE™ Prime como método de ensino sobre prevenção da Covid-19
Em tempos de muita informação o uso de soluções tecnológicas voltadas para educação são grandes aliadas para ensinar de forma lúdica e clara O simples ato de lavar bem as mãos é uma das alternativas eficaz na prevenção da Covid-19, assim como outras doenças...