fbpx

Conheça os segredos no ensino da matemática que levaram os estudantes de Xangai, China, a serem considerados três anos à frente do resto do mundo

Como tornar o ensino da Matemática e as aulas mais compreensíveis? De que forma as aulas podem ser organizadas para conquistar um melhor aprendizado dos alunos? Muitas dúvidas comuns ao professor de Matemática podem ser discutidas a partir de práticas que deram certo em outras escolas ou até mesmo países.

Para ajudar a promover a discussão sobre como transformar as aulas em momentos mais dinâmicos e participativos, a dica de hoje na série especial Pensamento Matemático é conhecer o método de Xangai que, segundo especialistas, auxilia os alunos do Ensino Fundamental a obterem melhor desempenho que os demais: os estudantes estão três anos à frente do resto do mundo.

Fique por dentro do sistema de ensino da Matemática em Xangai

Considerados os melhores do mundo, os professores de Matemática de Xangai, na China, trabalham um único conceito matemático por aula – seguindo a tradição das carteiras posicionadas em pares. As aulas só avançam quando todos os alunos compreenderam os conteúdos. Entre as estratégias usadas pelos docentes orientais: repetição de conceitos e aulas curtas, com 35 minutos de ensino focado e 15 minutos de brincadeiras.

Saiba quais são as lições do método de Xangai

1. Aulas que trabalham um único conceito matemático por vez tendem a facilitar a aprendizagem dos alunos que, por sua vez, têm mais tempo e atividades para assimilar os conteúdos.
2. O uso de objetos e imagens ajuda os estudantes a enxergar a aplicação da Matemática de forma mais prática. Então, o uso de materiais concretos e manipuláveis também contribui para a aprendizagem.
3. Incentivar o pensamento matemático através de atividades práticas colabora para o desenvolvimento do raciocínio lógico e linguagem matemática.
4. Em Xangai funciona o método da repetição e da interatividade nas aulas, que mesclam ensino focado, com teoria, perguntas e respostas, e brincadeiras. Que tal pensar em como encaixar essa estratégia às aulas de Matemática?
5. Críticos apontam que, apesar dos resultados obtidos através do método de Xangai serem excelentes ainda falta a aplicação da Matemática a situações reais do dia a dia para que o processo de ensino-aprendizagem não se torne tão abstrato. Aproveite a oportunidade para relacionar a disciplina com o cotidiano de seus alunos!

Pense Matemática

Assim como o método de Xangai, o programa Pense Matemática busca formas interessantes de trazer a Matemática para o dia a dia dos alunos. Com propostas diferenciadas, recursos multiplataformas, materiais concretos e manipuláveis, ambiente virtual e recursos multimídia, transforma o aprendizado da Matemática em um processo estimulante, participativo e repleto de descobertas para o aluno.

Quer descomplicar o ensino da Matemática? Conheça o programa Pense Matemática, desenvolvido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional!