fbpx

Conheça tecnologias que conectam professores e alunos em sala de aula sem acesso à Internet

Ensinar alunos cada vez mais presentes na Internet e tecnologicamente mais exigentes, utilizando apenas os recursos mais tradicionais como cadernos, apostilas, livros e giz, ainda é o desafio de grande parte das escolas públicas brasileiras. Apesar de a maioria delas contar com computador e acesso à internet (95%), as facilidades didáticas da tecnologia educacional ainda não são aproveitadas em muitas salas de aula. De acordo com 48,8% dos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a falta de recursos tecnológicos acaba por prejudicar a qualidade do ensino.

A ausência de programas de computador em sala de aula é a reclamação de 55,9% deles. Os educadores revelam, ainda, que apenas 30,3% dos alunos utilizam tecnologias da informação e da comunicação em sala. Apesar de serem pouco utilizadas, didaticamente, as novas iniciativas tecnológicas são vistas com bons olhos no ensino público. Quase quatro em cada cinco professores (78,8%) acreditam que as tecnologias têm impacto positivo ou moderado em sala de aula. Os dados são do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), divulgados em 2014.

Solução
Mas a falta de infraestrutura para o recebimento de recursos tecnológicos pode ser superada com soluções que permitem ao professor o trabalho em rede. Para facilitar o processo educacional em sala de aula, sem precisar de uma conexão com a Internet, mas integrando professores e alunos em uma mesma solução, a Positivo Informática Tecnologia Educacional oferece o Aprimora Ensino Fundamental, o Aprimora Produção de Textos Ensino Fundamental, o Conecta, o Dicionário Aurélio e, também, as Mesas Educacionais.

Conheça mais sobre essas soluções que permitem o trabalho off-line em sala de aula!

Aprimora Ensino Fundamental
Com um ambiente lúdico, interativo e adaptativo, a plataforma traz conteúdos e avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. O Aprimora Ensino Fundamental possibilita o ensino adaptativo, identificando habilidades e dificuldades de cada estudante. A partir disso, traça caminhos de aprendizagem de maneira individualizada, trazendo novas atividades e conteúdos multimídia para reforçar o aprendizado. Somente após compreender o conteúdo é possível avançar. Pode ser adquirido na Google Play e iTunes.

Aprimora Produção de Textos Ensino Fundamental
O Aprimora Produção de Textos é uma solução multiplataforma criada para o desenvolvimento de habilidades como a leitura, a interpretação e a produção textual, com base nos principais gêneros e tipos de texto trabalhados na Língua Portuguesa. Para aprimorar a capacidade de desenvolvimento de textos nos gêneros: Artigo de Opinião, Artigo de Divulgação Científica, Biografia, Crônica, Entrevista, Notícia, Reportagem e Sinopse de Livros e Filmes. Disponível na Google Play e iTunes.

Aplicativo Dicionário Aurélio
Os alunos podem acessar a versão completa do dicionário mais vendido do Brasil em qualquer lugar. Seguindo o acordo ortográfico, ele possibilita a consulta de verbetes e o conhecimento das regras que regem as mudanças. Conta com mais de 435 mil verbetes, definições e locuções, com classe gramatical, etimologia e a conjugação completa dos verbos. Permite, ainda, a pesquisa de verbetes por meio de 17 filtros diferentes, como classes gramaticais, gírias e Nova Ortografia. Para conferir, é só adquiri-lo na na Play Store, iTunes e Windows Store!

Conecta
Um sistema de gerenciamento de aulas que possibilita o acompanhamento e o monitoramento de todas as atividades aplicadas em aula com dispositivos móveis, o Conecta contribui para que o professor organize o ambiente, otimize o tempo e aumente a qualidade de suas aulas.

Mesas Educacionais
Unindo a tecnologia aplicada à educação de forma multissensorial, as Mesas Educacionais associam hardware, software e materiais concretos. Através de animações, vídeos, recursos sonoros e realidade aumentada, elas facilitam o processo de alfabetização, o ensino de uma segunda língua, da Matemática e de vários outros conhecimentos. As Mesas Educacionais tornam as aulas mais interativas, divertidas e interessantes, podendo ser usadas por grupos de até seis alunos. As atividades são executadas de maneira colaborativa.

O que achou das nossas soluções off-line? Se desejar conhecer todas as nossas iniciativas voltadas à tecnologia educacional, entre em contato com a nossa equipe!