fbpx

Conheça os benefícios da EAD e saiba como funciona a Rede do Educador

Em qualquer área de atuação, a formação continuada é considerada muito importante para o sucesso profissional. Na área educacional, ela se tornou pré-requisito. Afinal, como o educador é um mediador na construção do conhecimento, ele precisa estar em constante atualização para exercer o protagonismo no processo educacional. Mas como o educador pode garantir o aprendizado contínuo na correria do dia a dia, quando nem sempre é possível dispor de tempo para estudar?

É nesse contexto que destacamos o importante papel da educação a distância – EAD, bem como as suas contribuições para a formação continuada ao longo da vida. Pois, se antigamente, os cursos aconteciam pelo correio, com manuais vendidos em bancas e por meio do rádio e da televisão, hoje, com a evolução tecnológica, a modalidade mais comum de EAD é aquela em que o professor e os alunos se comunicam utilizando a internet.

“Atualmente, a EAD é o processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias, em que professores e estudantes estão separados espacial e/ou temporalmente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente a internet”, explica Katia Ethiénne Esteves dos Santos, coordenadora pedagógica na Positivo Informática Tecnologia Educacional. “Por isso, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem com qualidade e excelência em educação a distância, como é o caso da Rede do Educador, gestores e educadores que buscam o aprimoramento contínuo podem participar de cursos on-line certificados pela Universidade Positivo”, complementa a coordenadora.

Página inicial da Rede do Educador.

Página inicial da Rede do Educador.

Benefícios
Entre os benefícios da educação a distância de uma maneira geral, Katia Ethiénne destaca a possibilidade de o cursista participar das aulas de qualquer ponto de conexão à Internet. “O cursista pode fazer o curso de onde estiver, permanecendo em seu ambiente profissional, cultural e familiar. Para tanto, consequentemente haverá a redução de custos com transporte, entre outros; maior flexibilidade com relação aos requisitos de espaço, tempo e ritmo; e o desenvolvimento da iniciativa para atitudes, interesses, valores e hábitos educativos”, acrescenta.

Assim, as palavras ressaltadas pelos cursistas da Rede do Educador sobre as vantagens de fazer uma atualização a distância, entre elas, atualização, troca, diálogo, renovar, compartilhar, discutir, acrescentar e oportunidade, só reforçam os benefícios citados sobre EAD. Como podemos verificar neste depoimento de um cursista: “achei esse curso da Rede do Educador muito enriquecedor. Todos os módulos trouxeram muita reflexão. Acredito que ele tornará minha prática docente mais eficaz”.

Uma das telas do curso de Matemática da Rede do Educador.

Uma das telas do curso de Matemática da Rede do Educador.

 

Confira neste infográfico como a Rede do Educador funciona.

E você, educador, já participou de algum curso de EAD? Compartilhe a sua experiência aqui nos comentários ou na seção De Educador para Educador.