fbpx

Saiba as vantagens e os cuidados necessários para levar toda a inovação desse dispositivo móvel para o seu plano de aula

Os tablets estão ganhando cada vez mais destaque no cenário escolar. Apresentando diversas funcionalidades disponíveis na palma da mão, eles são aparelhos leves e compactos, que despertam a curiosidade dos alunos e a vontade do educador para inovar em sala de aula. Mas, afinal, como fazer do tablet um aliado para a aprendizagem dos alunos?

Para a supervisora de Informática do Colégio Positivo, em Curitiba (PR), Juliana Milléo Sochascki, além de serem fáceis de carregar, ocupando menos espaço na carteira e na mochila, esses dispositivos móveis representam uma abertura para novos horizontes. “Trazendo os tablets para a sala de aula, sabemos que o nosso aluno estará ainda mais conectado com o mundo”, afirma.

Tablet na escola

Diversão x Aprendizado
Conhecido como uma ferramenta para diversão de crianças e adolescentes mundo afora, que aproveitam o aparelho para baixar jogos, músicas e vídeos, entre outros aplicativos, o tablet também pode ter uma utilização específica em sala de aula, com foco no processo de ensino e aprendizagem. “Quando você usa o tablet para transmitir conhecimento, em forma de conteúdo e interatividade, consegue fazer com que ele não se restrinja a ser apenas um meio de entretenimento e diversão dos alunos”, avalia a supervisora. “A dinâmica da aula muda, o aluno passa do plano da imaginação para a construção do conhecimento, de mero ouvinte a colaborador”, complementa.

Vantagens
Entre as vantagens do uso do tablet em sala de aula, Juliana destaca a praticidade, a agilidade do acesso ao material de explicação do professor e a possibilidade de personalizar o ensino, com o uso de aplicativos que acompanham o desenvolvimento do aluno, identificando suas dificuldades. “A receptividade dos alunos é excelente. Estamos nos referindo a dispositivos que fazem parte do dia a dia desses jovens”, explica Juliana.

Como funciona
No Colégio Positivo, em Curitiba (PR), por exemplo, os tablets são utilizados de duas formas: no laboratório móvel da própria escola e como item obrigatório no Ensino Médio da sede Jardim Ambiental. “As atividades que contemplam o uso desses dispositivos móveis são das mais variadas, como avaliações online, uso de aplicativos, entre outros, pois só dependem do planejamento prévio do professor”, avalia.

Dicas para começar
Antes de começar a usar o tablet na escola, na prática didática, os gestores e educadores devem se atentar para alguns detalhes importantes. “Todo o processo de implantação das novas tecnologias em sala de aula requer muita cautela, respeitando o ritmo de cada educador e aluno. Antes de se preocupar com sua aplicação, é importante dar especial atenção à infraestrutura da escola, capacitação dos professores e planejamento do uso do recurso. Somando esses pontos ao apoio dos gestores e diretores, o sucesso é garantido”, aconselha a supervisora.

UNESCO recomenda inclusão de tablet e celular em sala de aula
Em 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou um Guia de Políticas para a Aprendizagem Móvel, onde recomenda a inserção dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, no dia a dia escolar. Para tanto que, nele, aponta 13 benefícios da aprendizagem móvel. Confira!

Benefícios particulares da aprendizagem móvel, segundo a UNESCO:
• Expandir o alcance e a equidade da educação
• Facilitar a aprendizagem individualizada
• Fornecer retorno e avaliação imediatos
• Permitir a aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar
• Assegurar o uso produtivo do tempo em sala de aula
• Criar novas comunidades de estudantes
• Apoiar a aprendizagem fora da sala de aula
• Potencializar a aprendizagem sem solução de continuidade
• Criar uma ponte entre a aprendizagem formal e a não formal
• Minimizar a interrupção educacional em áreas de conflito e desastre
• Auxiliar estudantes com deficiências
• Melhorar a comunicação e a administração
• Melhorar a relação custo-eficiência

Fonte: UNESCO policy guidelines for mobile learning. 2014.

Pensando em oferecer soluções de Aprendizagem Móvel na sua escola? Conheça o Laboratório Móvel e todas as tecnologias educacionais que oferecemos para diferentes instituições de ensino. Para mais informações, entre em contato pelo 08006447193 ou por aqui