fbpx

Veja como pequenas ações no dia a dia escolar podem transformar a vida de educadores e alunos

Educação sempre foi, é, e sempre será a palavra-chave para a construção de um presente sólido e de um futuro próspero para todos. Afinal, dela depende a formação, o desenvolvimento e a evolução das atuais e futuras gerações. Por isso, neste Dia Internacional da Educação (28 de abril de 2015) convidamos educadores e gestores para uma reflexão: como melhorar a qualidade do ensino aproximando pais, alunos, escola e comunidade?

Com simples ações no dia a dia, que integrem esses quatro grupos, é possível fazer uma grande diferença lá na frente, visando à formação de cidadãos mais conscientes de seu papel como agentes transformadores da sociedade.

Iniciativas
Nesse contexto, podemos destacar a iniciativa do movimento Todos Pela Educação, que propõe assegurar a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade até o bicentenário da Independência do Brasil, em 2022. Desta forma, entre outras ações, esse projeto de mobilização também está divulgando as #5AtitudesPelaEducação, com o objetivo de promover um maior engajamento da população para ajudar crianças e jovens a aprender cada vez mais e por toda a vida. São cinco pilares que podem ser trabalhados a partir da sala de aula e que têm como apoio o vínculo afetivo, a frequência, o reconhecimento de avanços, o diálogo e os bons exemplos.

Box_5AtitudesEducacao-01

Para saber mais, faça o download da cartilha oficial do projeto.

Tecnologia na Educação
As #5AtitudesPelaEducação podem se tornar importantes estratégias para o planejamento pedagógico escolar. Mas também podem ser reforçadas e enriquecidas no dia a dia, dentro das salas de aula, através do uso de tecnologias educacionais. “O aproveitamento inteligente das novas tecnologias está abrindo novos caminhos para o ensinar e para o aprender desde a Educação Básica”, diz Luca Rischbieter, consultor pedagógico da Positivo Informática Tecnologia Educacional. “Todo o processo educativo pode ser transformado positivamente com o uso de boas soluções tecnológicas, e isso vale para todos os níveis: capacitação, formação continuada e valorização de professores, desenvolvimento do protagonismo nos alunos, aproximação entre escola e famílias, enriquecimento dos processos de ensino curricular e pela ampliação dos horizontes da sala da aula para muito além de seus limites temporais e geográficos”, complementa Luca Rischbieter.

Curiosidade
Comemorado mundialmente nesta data, o Dia da Educação teve origem quando 180 países participantes da Cúpula Mundial de Educação se reuniram na cidade de Dakar, no Senegal, entre 26 e 28 de abril de 2000, para assinarem um documento onde se comprometiam a não poupar esforços para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.

Aproveite essa oportunidade para se engajar na conscientização por uma Educação de qualidade para todos! Neste Dia da Educação, passe as #5Atitudes adiante, educador!