fbpx

Por que promover a ludicidade na Educação Infantil?

Uma educação baseada em brincadeiras impacta muito mais do que somente a forma de aprender. A metodologia tornou-se uma necessidade para o futuro, indo além dos muros da escola.

Todos os dias o mundo se torna cada vez mais complexo e exigente. Acompanhar as mudanças é um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade. Para os jovens, estar apto para o mercado de trabalho é uma urgência. E aprender de forma lúdica é uma das maneiras mais significativas de alcançar esse objetivo.

Você deve estar se perguntando: o que as brincadeiras da Educação Infantil tem a ver com as constantes evoluções do mercado de trabalho? Bem, as habilidades que os jovens precisam ter – e que, segundo os resultados dos últimos índices de educação, são as que os alunos mais têm dificuldades – como alfabetização, pensamento matemático e resolução de problemas, não são desenvolvidas somente a partir do Ensino Fundamental. Mas sim, são a consequência cumulativa de anos de educação, estabelecidas em uma etapa: a infância. O problema – e a solução – começam desde a tenra idade.  

coding express

Um estudo realizado pela Fundação LEGO®, aponta que a  brincadeira é fundamental para o desenvolvimento positivo das crianças, como também é uma maneira essencial de promover as habilidades necessárias para prosperar no mundo de hoje. 

Desde os primeiros anos de vida, na adolescência até a fase adulta, desenvolvemos uma variedade de competências que nos permitem ser agentes poderosos de nossas próprias vidas, assim como contribuintes positivos para nossas comunidades. Porém, melhorar a educação não significa aprender mais ou aprender mais cedo, mas desenvolver habilidades que  sustentam o aprendizado por toda a vida.

No futuro, será menos importante para as crianças terem grandes quantidades de conhecimento, obtido por meio de aprendizado mecânico. Em vez disso, precisarão de habilidades como criatividade, colaboração e pensamento crítico em uma extensão muito maior do que antes, juntamente com as habilidades mais tradicionais como leitura, escrita e matemática. 

É improdutivo empurrar os estudantes para sistemas educacionais baseados em testes padronizados que, na melhor das hipóteses, não nos dizem nada sobre o verdadeiro potencial das crianças e, na pior das hipóteses, os impedem de alcançá-lo. 

A educação por meio da ludicidade capacita as crianças a tornarem-se aprendizes criativos e engajados, características que serão úteis ao longo da vida. Testes intermináveis ​​comprometem o interesse dos alunos em aprender, enquanto que a brincadeira os permite  alcançar um aprendizado significativo e profundo, preparando para a vida além da sala de aula.

Com as constantes mudanças na sociedade, é papel da comunidade escolar preparar as crianças a pensarem por conta própria, resolver problemas que não podemos prever e a competir em um mundo em que a inteligência artificial conquista cada vez mais espaços. Devemos nutrir e desenvolver as habilidades humanas que nos distinguem das máquinas e dos computadores, em vez de tentar imitá-los. 

É por isso que retenção do conhecimento não é mais suficiente para prosperar. O sucesso será definido pelo conhecimento e pelas habilidades para a vida, promovidas pela exploração e pela prática. Tudo isso é possível por meio da educação lúdica.

Como promover uma educação lúdica na minha escola?

Viabilizar uma educação baseada em brincadeiras, explorando a ludicidade e incentivando os alunos a terem gosto por novas descobertas, é permitir que a criança desenvolva habilidades essenciais para o futuro.

As soluções da LEGO® Education são um exemplo incrível de como as brincadeiras por meio dos blocos podem transformar a educação na infância. Uma metodologia envolvente e prática de aprender brincando. 

Com o programa de locação, escolas podem adquirir os conjuntos e encorajar os alunos a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências.

Conheça o Go Maker e inove a educação na sua escola:

Schood é destaque entre soluções inovadoras do Brasil

Positivo Tecnologia recebe prêmio nacional de inovação e presidente da companhia ressalta a pulseira inteligente como uma das realizações da empresa A Positivo Tecnologia figura entre as 150 empresas selecionadas na sexta edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, a...