fbpx

Fundação micro:bit divulga vencedores do concurso internacional

por | 06 / maio / 20 | Giro TE

Crianças e adolescentes de todo o mundo foram incentivados a combinarem criatividade e tecnologia para apresentar soluções relacionadas os objetivos globais da ONU no “Do your:bit”

Identificar os problemas enfrentados dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), e desenvolver ideias e soluções usando a tecnologia, foi o desafio lançado para estudantes de oito a 14 anos pelo concurso internacional “Do your:bit”, ou em português, “Faça sua parte”.

Mais de mil inscrições foram recebidas pela Fundação micro:bit, com sede no Reino Unido, e o destaque da América Latina ficou por conta da dupla Mauro e Jan, da Costa Rica, e da Escola No. 162 Pinar Norte, do Uruguai, campeões e vice-campeões respectivamente.

MICRO:BIT PARA SALVAR OS TUBARÕES-MARTELO

Os campeões da América Latina, Mauro e Juan, resolveram trabalhar juntos para criar uma solução depois de perceberem que os tubarões-martelo estão em perigo na ilha de Cocos, na Costa Rica, onde vivem. Eles se focaram no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 14 que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

A solução envolve uma coleção de boias com micro:bits conectados entorno de uma área protegida por água e um micro:bit a bordo de todos os barcos desta mesma área. Usando a funcionalidade de rádio da placa programável, a intensidade do sinal entre elas pode ser monitorada pelos micro:bits da boia. 

Desta forma, se a intensidade do sinal de rádio ultrapassar um valor especificado, indicando que o barco está se aproximando, o micro:bit do barco alertará o usuário que ele deve mudar de rumo. Se o barco ignorar esse alerta e continuar se aproximando da bóia, isso aumenta ainda mais a força do sinal de rádio e o micro:bit da bóia faz o alerta ao barco que chamou a polícia. A boia micro:bit trocará a frequência de rádio e enviará um sinal para outro micro:bit em uma delegacia de polícia para alertar que barco que não está obedecendo às regras.

Na avaliação dos juízes, o projeto foi uma excelente ideia e trouxe uma solução multicanal.

MICRO:BIT PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE CULTIVO

A equipe uruguaia denominada “Team Pro” recebeu a menção “Runners Up”, vice-campeão para a América Latina, pelo projeto “Automated Mini Greenhouse”. Formada inteiramente por Florencia Sanguinet, Morena Silveira, Thiago Paz, Iara Pena e Augusto Silva, juntamente com sua professora líder, Laura Pérez, eles foram um dos seis times vencedores da competição nacional, cujo objetivo era selecionar as equipes que para a etapa internacional e oferecer a possibilidade de receber orientação de estudantes universitários da Faculdade de Engenharia da Universidade da República, para aprimorar seu projeto ao longo dos vários meses até a competição internacional.

Para se destacar no desafio, a “Team Pro”, escolheu o objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 15, que se refere à vida terrestre e tem como objetivos proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres; gerir de forma sustentável as florestas; combater a desertificação; deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. 

O projeto “Automated Mini Greenhouse”  construiu e programou uma mini-estufa automatizada usando placas de micro: bit. O objetivo da criação era fornecer um meio de controle sobre as condições de cultivo e crescimento de diferentes espécies de plantas e árvores, reflorestar ou manter uma horta orgânica em locais com clima adverso ou tempo frio.

A mini-estufa foi construída com hastes de madeira, uma bandeja de sujeira e plástico espesso, usando dois micro:bits – um que mede a temperatura no interior da estufa e a controla por resfriamento com um ventilador e o outro que mede a umidade da terra por meio de duas hastes inseridas nele que fecham um circuito (condutividade elétrica).

Durante o evento, a equipe contou que “na comunidade escolar, o projeto trabalhava ajudando a horta da instituição, cultivando mudas de diferentes vegetais ao longo do ano; ao alcançar o crescimento do transplante, foram transferidos para a horta escolar e cuidadas por outras crianças da comunidade”.

CONFIRA TODAS AS EQUIPES VENCEDORAS DO DO YOUR:BIT 2020

MICRO:BIT NA AMÉRICA LATINA

A Tecnologia Educacional é a distribuidora master do micro:bit no Brasil e na América Latina desde 2017. Durante esse período mais de 80 mil placas programáveis já foram distribuídas para que crianças e adolescentes desenvolvam sua criatividade e consigam resolver problemas do mundo e do seu dia a dia por meio da programação.

por | 06 / maio / 20 | Giro TE

Easy Research Paper Topics For Fall And Winter 2021 A top research paper requires some prior knowledge of the subject, a few initial data, and a certain amount of analytic skill (for the mathematics). Even an acclaimed best-selling book does not contain all the...