fbpx

Fundação FIRST® seleciona escolas públicas para participar de programa sobre Ciência e Tecnologia

Iniciativa objetiva aprimorar o ensino nas escolas públicas do país e desenvolver nas crianças conceitos de robótica por meio de desafios relacionados a questões de cidades inteligentes.

A Fundação FIRST®, em parceria com a unidade de tecnologias educacionais da Positivo, abre inscrições para o processo de qualificação de instituições, que tenham interesse em participar da primeira edição do programa FIRST® LEGO® League Jr. Discovery de forma gratuita.

As instituições selecionadas proporcionarão aos alunos de escolas públicas uma prática interdisciplinar, especialmente desenvolvida para transformar a curiosidade e a criatividade. Para a implementação, receberão gratuitamente os conjuntos de blocos para Educação Infantil da LEGO® Education, além do acompanhamento pedagógico, formação para professores e a inscrição no programa global.

“O intuito da ação é contribuir para a melhoria do ensino nas escolas públicas do país, disseminando o uso das novas tecnologias dentro das salas de aula, por meio de soluções inovadoras que ampliem os conteúdos de engenharia e programação. Além de incentivar as crianças a desenvolverem o respeito, compartilhamento, pensamento crítico e o trabalho em equipe, competências e valores importantes para o futuro”, explica Alex Paiva, gerente de produtos LEGO® Education.

Todos os anos, o programa tem um tema a ser pesquisado, cada equipe, com até quatro crianças, começa a exploração para a construção de soluções de problemas relacionados ao mundo real com um exclusivo modelo LEGO® Education.

Com a orientação do tutor e com o suporte didático disponível no Caderno de Engenharia e Guia de Encontro de Equipes, os alunos serão instigados a pensar sobre as cidades em que vivem e desenvolver melhorias para ela. Nesta temporada, o desafio será encontrar uma maneira das pessoas atravessarem um rio, para isso elas irão construir uma ponte usando o Discovery Set e aprimorá-la com o kit LEGO® STEAM Park. 

FIRST® LEGO® League Jr. Discovery é uma competição que tem por objetivo estimular estudantes de três a seis anos a desenvolverem as habilidades da metodologia STEAM (sigla em inglês para a integração das áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Esta é a primeira vez que a Fundação FIRST® patrocina a participação do setor público no Brasil, podendo ser escolas, Institutos e Fundações com fins educacionais, visando disseminar e democratizar o ensino da robótica, programação e engenharia nessas instituições.

Segundo Paiva, o Brasil recebeu essa oportunidade por estar se destacando anualmente nas outras categorias das competições, uma com participação de estudantes de seis a dez anos e outra com alunos de nove a dezesseis anos, mas ainda está aquém do potencial que o país tem reconhecidamente.

“Somos um polo importante a ser desenvolvido, por isso, esse investimento inédito. É preciso ampliar o número de crianças que tem contato com a robótica e a pesquisa científica”, finaliza o executivo.

A seleção contempla a qualificação de até quinze instituições que atingirem a maior pontuação seguindo as diretrizes do edital, sendo disseminadas por todas as regiões do país. Não havendo classificáveis por região, será selecionada a de maior pontuação da lista geral, independentemente da localidade.Os interessados podem se inscrever até 14 de fevereiro de 2020, pelo edital.

Resultados do PISA: Como mudar a realidade do Brasil?

Avaliação mostra que Brasil continua abaixo da média da OCDE na Educação. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta semana o relatório Pisa 2018 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Esse relatório avalia o desempenho...