fbpx

Etapa Nacional da FLL JR ‘invade’ a Geek City 2019 e marca uma tarde com muita robótica e diversão

por | 02 / set / 19 | Giro TE

Equipes de diversos estados brasileiros pousaram suas naves na Geek City, evento de tecnologia que aconteceu em Curitiba no último final de semana.

Não faltou ânimo e trabalho em equipe no fechamento da primeira temporada da FIRST® LEGO® League Junior Brasil. A Etapa Nacional do maior torneio de robótica do mundo, para crianças de 6 a 10 anos, aconteceu na sexta-feira (29), dentro da Expo Barigui, em Curitiba, espaço concedido para a realização da Geek City, maior evento de tecnologia e cultura pop do sul do Brasil.

Composto por palcos, estandes, arenas e exposições sobre games, cinema, história em quadrinhos, tecnologia e cultura pop, a Geek City se consolidou nos últimos anos como um dos eventos mais importantes do segmento.

Desafio da primeira temporada

Em comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua, o tema da temporada 2018/2019 da FLL JR foi o Mission Moon, que desafiava as equipes a realizarem um projeto de pesquisa pautado em soluções para que se pudesse sobreviver em uma missão espacial até a Lua. O que comer? Onde dormir? Como manter a saúde física e mental?

Enfim, a partir desses questionamentos, as crianças, com auxílio de um professor tutor, deveriam criar uma base lunar de peças de LEGO®, composta pelo conjunto Inspire Set e pelos robôs WeDo 2.0 ou EV3 da LEGO® Education.

O intuito é despertar, desde cedo, habilidades fundamentais para o futuro das crianças, como noções de engenharia básica, ciências, tecnologia, matemática, cooperação, trabalho em equipe, e mais.

“Queremos plantar uma sementinha na cabeça dessas crianças, pois hoje a economia mundial é basicamente construída em cima dessas profissões STEM. Queremos que eles lidem com automatização, saibam programar e tenham um pensamento computacional, todas habilidades que vão fazer eles serem profissionais do futuro bem sucedidos

Alex Paiva – Gerente de Produtos LEGO® Education

O torneio, que também pode ser denominado como um festival ou feira de robótica, foge do intuito de ser uma competição, e sim uma exposição, como um Show Me Poster.

Os jurados, que são voluntários, têm a missão de avaliar cada trabalho de acordo com os Core Values – valores de “coopetição” da FIRST® – como também premiar as equipes por suas habilidades individuais, incluindo criatividade, qualidade da pesquisa, soluções para os problemas envolvidos, performance dos mecanismos, design dos robôs e dos modelos. Ou seja, de uma forma ou de outra, todo mundo sai vencedor.

Nesta primeira temporada, ao todo, a FLL JR formou mais de 250 equipes em todo o Brasil, sendo que 25 chegaram até a Etapa Nacional. A equipe campeã nacional 2019, representante brasileira na Etapa Internacional, será a equipe Star Workers, de Indaiatuba-SP.

A Etapa Internacional acontecerá em março do ano que vem, na Califórnia, onde participarão cerca de 40 países. 

Temporada 2019/2020 – Boomtown Build

Em viagem de volta (da Lua parta a Terra), a nova temporada da FLL JR chama-se Boomtown Build. Os estudantes serão desafiados a criar soluções inovadoras, dessa vez, para solucionar problemas nas cidades do futuro. Os principais dilemas que a temporada carrega são o construtivismo e sustentabilidade. Claro, sem deixar de lado o Core Values e outros valores inseparáveis da FLL JR.  

por | 02 / set / 19 | Giro TE

Não fique de fora da nova temporada!

Resultados do PISA: Como mudar a realidade do Brasil?

Avaliação mostra que Brasil continua abaixo da média da OCDE na Educação. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta semana o relatório Pisa 2018 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Esse relatório avalia o desempenho...

Schood e Positivo Tecnologia recebem prêmio por inovação

Entrega da premiação do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicação 2019", aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu grandes nomes da tecnologia. Nos representando estavam: Rebeca Barbalat, diretora de Produtos, e Thyago Taher, gerente de Produtos.  No início do mês de...