fbpx

6 razões para incluir a programação e a robótica educacional na rotina dos alunos

Além de aumentar a compreensão de conteúdos curriculares, as atividades multidisciplinares ajudam a incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e constroem aulas engajadoras e inovadoras para as novas gerações

A rotina escolar tradicional pode se tornar desgastante para os alunos nascidos e criados num mundo altamente tecnológico, por isso o debate sobre a Educação 4.0 e 5.0 tem ganhado cada vez mais força entre os educadores. E é para apoiar o processo de ensino-aprendizagem atualizado com a sociedade em que vivem, que a robótica educacional tem se tornado uma grande aliada das escolas, não apenas para promover habilidades profissionais, mas também transformar a vida e a visão dos estudantes. Por isso, separamos 6 bons motivos para incluir a robótica e a programação no plano de aula da sua escola.

 

LEIA TAMBÉM PROJETOS DE ROBÓTICA DESPERTAM INTERESSE NA NOVA GERAÇÃO

 

  1. Desenvolvimento do raciocínio lógico, analítico e crítico dos alunos.

Por meio da construção de robôs e da programação de códigos, sequências de números, ações e palavras, o aluno é incentivado a pensar de forma estruturada, o que favorece, além do desenvolvimento do raciocínio, a habilidade de resolução de problemas.

Além de aplicar, na prática, algumas áreas do conhecimento teóricas estudadas em sala de aula, a robótica educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que ele possa encontrar as soluções para os desafios propostos.

 

  1. Alunos mais criativos, colaborativos e trabalhando em equipe

Análise e planejamento, criação e execução de ideias em atividades práticas como a manipulação de blocos concretos para montar robôs. Já pensou na quantidade de áreas envolvidas nessas atividades e no entusiasmo dos alunos ao montarem suas próprias invenções? Compartilhando as informações, testando, dialogando e buscando resolver de forma conjunta as dificuldades encontradas, os alunos desenvolvem de maneira intrínseca a criatividade e a colaboração, além de trabalhar em equipe de forma natural.

 

A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO UTILIZANDO A METODOLOGIA 5Es

 

  1. Inclusão definitiva do STEAM na sua escola

Atividades ligadas ao STEAM, em português Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, desenvolvem habilidades de pesquisa científica, incentivam o trabalho dentro de um processo que permita aos alunos colocarem a mão na massa e construírem experimentos, criar hipóteses, analisar resultados. Por isso, a programação e a robótica educacional combinam de forma quase perfeita múltiplas disciplinas relacionadas ao STEAM exercitando a autoconfiança dos alunos e tendo reflexos em outras áreas da vida escolar.

 

DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DO STEAM FICA MAIS FÁCIL COM AS SOLUÇÕES DE ROBÓTICA 

 

  1. De consumidores a construtores de tecnologia: da teoria à prática

A robótica encoraja a participação dos alunos no processo de construção de máquinas e robôs, transformando-os de consumidores de tecnologia em construtores de seus próprios mecanismos. Todo esse processo ajuda a formar estudantes mais questionadores e que pensam sobre a tecnologia, afinal, essa é a missão da robótica educacional: levar aos alunos a oportunidade de compreender o funcionamento e a aplicação da tecnologia no mundo real.

Os alunos são nativos digitais que crescerão imersos no mundo de diversos produtos tecnológicos. Embora estejam cercados pela tecnologia, eles raramente param para pensar em como esses dispositivos funcionam. Portanto, enquanto criam, constroem, programam e documentam robôs e máquinas autônomas, eles têm a oportunidade de parar, questionar e pensar de maneira aprofundada sobre os mecanismos tecnológicos do dia a dia.

 

  1. Aumento do desempenho escolar

Com maior entendimento dos conteúdos, uma vez que os projetos são praticados e pensados de forma que todos possam apresentar soluções para as barreiras encontradas, os alunos passam a ter melhores desempenhos e aumentam sua participação nas atividades escolares.

 

  1. Mais conexão com o mercado de trabalho

Nem todo aluno vai trabalhar criando robôs. Mas as habilidades desenvolvidas durante o processo de aprendizagem da robótica educacional vão acompanhá-los para toda vida. Profissionais que se adaptam rápido, resolvem problemas, sabem se comunicar e trabalhar em equipe tendem a ter mais sucesso em suas carreiras.

 

#DicaEducacional: assim como a robótica e STEM, aproveite para conhecer outros termos de tecnologia educacional que todo educador da era digital precisa saber.

 

A LEGO® EDUCATION VAI APOIAR A INCLUSÃO DA ROBÓTICA NA SUA ESCOLA!

O STEAM faz parte do DNA da LEGO® Education, que oferece kits de robótica educacional para todos os níveis de ensino. Os projetos de robótica da LEGO® Education são desenvolvidos com base em assuntos da vida real e situações do cotidiano, estimulando ainda mais o uso da criatividade para resolver diferentes situações ao redor do planeta.

 

A IMPORTÂNCIA DO STEAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação é o distribuidor oficial das soluções LEGO® Education no Brasil. Os conjuntos de robótica e máquinas e mecanismos que estimulam a aprendizagem e aplicam conceitos de STEAM de maneira divertida, desafiadora e envolvente.

 É hora de incluir a robótica educacional na sua escola!