fbpx

por | 15 / jun / 20 | Giro TE, LEGO® Education

Professores de todas as regiões do Brasil começaram as capacitações para descobrir como aplicar a robótica dentro do conceito STEAM 

Revolucionar a forma como os alunos aprendem e torná-los mais confiantes é o que 50 educadores convidados pela Tecnologia Educacional estão descobrindo na ação SPIKE™ Prime Influencers-Brasil. A iniciativa ocorre simultaneamente em outros 15 países.

Para isso, os 50 participantes de todas as regiões do Brasil vão precisar cumprir uma série de desafios semanais, o primeiro deles? Participar da capacitação on-line de duas semanas para entender o funcionamento e descobrir as ricas possibilidades SPIKE™ Prime, da  LEGO® Education, oferece.

Anderson Gama, Diretor Pedagógico do Colégio Crescer, em Campinas (SP), é um desses participantes e está animado com a oportunidade. “Fiquei muito lisonjeado com o convite. É uma honra estar num grupo tão seleto e profissional. Apesar de ainda estar começando no mundo da robótica, acompanhar as capacitações foi bastante tranquilo já que os facilitadores fizeram uma abordagem para todos: começando com o básico e atendendo até os que já entendem um pouco mais sobre o assunto”, disse.

Para o diretor a melhor parte das capacitações foi ver as várias montagens preparadas pela equipe da LEGO® Education, de acordo com Anderson elas foram “super criativas e diferentes”.

 

Já para Bruno De Paola, Coordenador de Tecnologia do Colégio Suzano, na cidade de Suzano (SP), o incrível tem sido descobrir como o SPIKE™ Prime é prático. “É um robô fantástico, pois traz uma experiência empolgante com suas cores vibrantes e cheias de significados, alinhado a um hardware  e software poderosos. As possibilidades para mim – que migrei da indústria para viver meu sonho na educação -, são animadoras”, explica.

“Me surpreendi de todas as formas: montagem fácil, peças diversas, organização simplificada e possibilidades infinitas. Será um marco para o desenvolvimento da robótica educacional, uma vez que nosso desafio é preparar nossos alunos para um mundo que possivelmente não existe ainda”, conta Bruno De Paola, Coordenador de Tecnologia do Colégio Suzano.

 

Alex Paiva, gerente de produtos LEGO® Education, da Tecnologia Educacional, conta que o kit foi pensado para ser uma ferramenta defácil utilização. “Ele permite construções rápidas para a aula ser otimizada e equilibrar o tempo entre a montagem e a programação”, explica.

 

“O SPIKE™ Prime foi pensado para fortalecer a confiança dos alunos no aprendizado integrado”

Alex Paiva, gerente de produtos LEGO® Education

 

É justamente a programação um ponto de destaque na metodologia. “O software utiliza linguagem de blocos baseada em Scratch, código criado pelo Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que permite a construção de comandos de forma intuitiva. Quem tiver interesse em explorar novos recursos também pode utilizar a linguagem Python”, comenta Alex.

 

“Sabemos que a confiança impacta diretamente na performance do aluno. Então a ideia foi trazer um produto simples, de fácil usabilidade para o aluno e para o professor”

Alex Paiva, gerente de produtos LEGO® Education

UM MERGULHO NO UNIVERSO SPIKE™ PRIME

Os 50 participantes estão divididos em dois grupos. O primeiro deles já concluiu os quatro encontros da capacitação on-line. Os módulos foram divididos da seguinte forma:

  • Introdução ao hub e ao software onde é realizada a programação
  • Motores e sensor de toque
  • Sensor de distância e sensor de cor
  • Sensor de giro e prototipagem virtual

 

Anderson gostou muito do que viu. “O  SPIKE™ Prime tem se mostrado muito prático. A primeira coisa que eu notei e que, inclusive, comentei com o pessoal da escola é que em dois minutos eu consegui montar um robô que andava”, comenta o diretor.

A praticidade observada por ele abre novas possibilidades na inclusão da robótica da grade da escola. “Isso permite que as aulas sejam simples, não precisando mais dedicar aulas duplas, já que uma das grandes dificuldades das aulas de robótica é a montagem e desmontagem. Além disso, o robô está muito bonito, esteticamente atrativo. Acertaram em cheio”, completa.

Para Bruno entrar no mundo da robótica é um desafio. “Temos sempre o outro como parte fundamental do movimento de aprendizagem. Com o pessoal da Tecnologia Educacional tive um aprendizado fluido onde todos pudemos usufruir de grandes capacitações, as quais deram não só conhecimento, mas também,  uma vontade absurda de explorar todas as possibilidades que o SPIKE™ Prime pode oferecer”, conta animado.

 

O SPIKE™ PRIME

Construir robôs com o SPIKE™ Prime é divertido e dinâmico. Formado por um hub programável, sensores, motores e com um kit de 523 peças de diferentes cores e tamanhos, é possível explorar a criatividade e criar de forma prática e rápida.

O SPIKE™ Prime é um kit desenvolvido pela LEGO® Education, e que tem como distribuidor oficial no Brasil a Tecnologia Educacional. O SPIKE™ possibilita o avanço gradual em robótica com foco em STEAM, da Educação Infantil ao Ensino Médio. 

Anderson conta que a capacitação abriu novas oportunidades e que o SPIKE™ permite ensinar programação de uma forma diferente, facilitando o ensino de algoritmos com material concreto e palpável.

 

“Meu sonho é transformar a vida das pessoas, por meio de um aprendizado diferente, dinâmico e engajador com a robótica educacional”

Bruno De Paola, Coordenador de Tecnologia do Colégio Suzano

 

Bruno também está animado com as possibilidades pós capacitação. “Aprender com a equipe da Tecnologia Educacional me empolgou, pois agora minha mente se abriu a um mundo de novas possibilidades onde a ferramenta mais importante é a minha criatividade, porque o restante, o SPIKE™ Prime irá me proporcionar com suas peças físicas, software de programação e a nova aquisição da LEGO® Education”, finaliza.

A Porvir também está participando da ação com o nosso time e publicou uma matéria sobre sua experiência com o SPIKE™ Prime, para conferir clique aqui.

Você já conhece o SPIKE™ Prime? Com ele você vai transformar o ensino STEAM em realidade na escola.

por | 15 / jun / 20 | Giro TE, LEGO® Education

Covid-19: acelerando o futuro da educação

Entender todos os papéis que compõem o sistema educacional, a relação dos alunos com a escola, a formatação de uma pedagogia mais atual e as novas formas de se desenvolver produtos são algumas das heranças que período vai deixar As evoluções tecnológicas estão...