fbpx

Nesse momento em que se faz necessária a educação a distância, o Pense Matemática estimula atividades que envolvem temas do dia a dia e desenvolvimento do pensamento matemático proporcionando que, mesmo fora da escola, os alunos possam concretizar práticas de investigação, colaboração e tornar o aprendizado um processo estimulante e repleto de descobertas.

Veja como utilizar o Pense Matemática para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.

Como o Pense Matemática pode me ajudar?

Estamos diante de um grande desafio: preservar a nossa saúde e de nossos alunos e ao mesmo tempo manter a motivação, o engajamento, a rotina de estudo e a vontade de aprender.

A tecnologia pode contribuir, mas como direcionar as atividades? Como se certificar que o aluno compreendeu os conceitos? Quais conteúdos indicar?

A equipe do Pense Matemática está ao seu lado! Nós elaboramos algumas propostas de atividades procurando mostrar como é possível fazer a integração das diversas soluções adotadas pela escola de meio prático e didático.

Confira!

Elaboramos algumas sugestões de aulas para serem desenvolvidas, a distância, para alunos da Educação Infantil ao 9° ano. No decorrer das aulas, utilizamos vídeos, avaliações, bate papo etc. Fique a vontade para criar outras combinações em suas aulas!

Modelos de uso

Atenção: Para a realização de aulas os alunos precisam ter login de acesso a plataforma.

As dinâmicas do Pense Matemática permitem que o aluno faça experiências, simule e teste hipóteses, o fato de cometer um erro faz com que cresça a vontade de acertar. Nesse modelo, após um encontro com o professor os alunos são convidados a desenvolver uma dinâmica usando ferramentas digitais e enviando materiais para a plataforma.


Conversa on-line

Se você precisar explicar algum conceito para os alunos ou mostrar quais os procedimentos para acessar determinado material para os alunos, um bate papo pode ser a solução. Escolha uma ferramenta que permita reunir todos os seus alunos e agende um horário com eles. Uma ferramenta que pode ser utilizada para realizar a conferência é o Zoom (zoom.us), que possibilita chamadas gratuitas para até 100 pessoas. Nela, caso deseje, poderá gravar a conferência e disponibilizar para os alunos, que não estiveram presentes. É uma outra maneira efetiva de você manter contato próximo com seus alunos.

Você poderá desabilitar o microfone dos participantes, escolher um determinado participante para falar ou ainda compartilhar sua tela. Existe recurso de chat também e se você quiser poderá gravar um vídeo! Não esqueça de compartilhar o link após o agendamento! Outras opções: Whatsapp, Whereby.


Dinâmicas

Cada dinâmica do Pense Matemática propõe aos alunos uma série de atividades a serem realizadas. É importante que, ao selecioná-las, você identifique quais as atividades poderão ser realizadas uma vez que, fisicamente, não será possível a criação de equipes. Além disso, observe se os materiais solicitados estarão ao alcance dos alunos.

Sugestão de dinâmicas para serem aplicadas nesse modelo

2° ano: Disk Pizza
3° ano: Indo e Vindo
4° ano: Simetria: o equilíbrio e a beleza da natureza
5° ano: Área versus perímetro
6° ano: Coding – Balanceamento de pesos e Lista de compras
7° ano: Coding – Fluxogramas da vida e Lista de livros
8° ano: Coding – O Enigma e Lista de filmes
9° ano: Coding – Muitos quadrados e Férias à vista

 

Exemplo de aula

As atividades interativas do Pense Matemática divertem e mantém os alunos envolvidos, mas mais do que isso, apresentam o conteúdo, muitas vezes semelhante ao livro didático, de forma divertida. Nesse modelo, após a conversa com o professor, os alunos vão ter contato com o conteúdo por meio das atividades e na sequência farão atividades mais formais para que você possa acompanhar e retomar se preciso.


Conversa on-line

Se você precisar explicar algum conceito para os alunos ou mostrar quais os procedimentos para acessar determinado material para os alunos, um bate papo pode ser a solução. Escolha uma ferramenta que permita reunir todos os seus alunos e agende um horário com eles. Uma ferramenta que pode ser utilizada para realizar a conferência é o Zoom (zoom.us), que possibilita chamadas gratuitas para até 100 pessoas. Nela, caso deseje, poderá gravar a conferência e disponibilizar para os alunos, que não estiveram presentes. É uma outra maneira efetiva de você manter contato próximo com seus alunos.

Você poderá desabilitar o microfone dos participantes, escolher um determinado participante para falar ou ainda compartilhar sua tela. Existe recurso de chat também e se você quiser poderá gravar um vídeo! Não esqueça de compartilhar o link após o agendamento! Outras opções: Whatsapp, Whereby.


Atividades interativas

Recursos como vídeos e animações são extremamente úteis quando se quer envolver os alunos com algum tema. Ao utilizá-los procure combinar com uma atividade mais formal para se certificar que os objetivos foram atingidos.

No Pense Matemática, existe uma área repleta de recursos chamada Jogos e Desafios e outra chamada Plin. Nos dois casos, os materiais podem ser utilizados livremente pelos alunos. Serão momentos em que eles aprenderão brincando.

Listas de atividades

É comum que após o conceito os alunos apliquem-no resolvendo algumas atividades. Criar uma lista de atividades e disponibilizar para os alunos pode ser mais simples do que se imagina! O Survey Monkeys é uma ferramenta que permite que você crie formulários online e então colete respostas. Pode ser muito útil para atividades remotas, testes online, para pesquisas de satisfação e muito mais. Outras opções: Google forms, Typeform.


Registro no caderno

Proponha atividades em que os alunos precisem fazer o registro no caderno ou em folhas que deverão ser guardadas e analisadas no retorno ao colégio.


Sugestão de dinâmicas para serem aplicadas nesse modelo

Grupo 4: Números e Mais números (Plin)

 

Exemplo de aula

Brincar faz parte da rotina da educação infantil, mas quando a brincadeira está relacionada ao aprendizado é interessante medir, conversar, extrair dos alunos as descobertas. Nesse modelo, a primeira atividade envolve o brincar, a segunda o registrar e na terceira uma conversa com o professor para que você possa medir e retomar se preciso.


Atividades interativas

Recursos como vídeos e animações são extremamente úteis quando se quer envolver os alunos com algum tema. Ao utilizá-los procure combinar com uma atividade mais formal para se certificar que os objetivos foram atingidos.

No Pense Matemática, existe uma área repleta de recursos chamada Jogos e Desafios e outra chamada Plin. Nos dois casos, os materiais podem ser utilizados livremente pelos alunos. Serão momentos em que eles aprenderão brincando.


Listas de atividades

É comum que após o conceito os alunos apliquem-no resolvendo algumas atividades. Criar uma lista de atividades e disponibilizar para os alunos pode ser mais simples do que se imagina! O Survey Monkeys é uma ferramenta que permite que você crie formulários online e então colete respostas. Pode ser muito útil para atividades remotas, testes online, para pesquisas de satisfação e muito mais. Outras opções: Google forms, Typeform.


Avaliação

É possível verificar se os conteúdos foram assimilados de diversas formas. Você pode marcar um bate papo com os alunos, pode criar lista de atividades, bem como utilizar uma ferramenta voltada para avaliações.

 

A ferramenta de avaliações do AVA permite que você consulte um banco de questões e/ou insira suas próprias questões. Você pode determinar o prazo para resolução e ao final poderá acompanhar o desempenho de cada aluno por meio de relatórios.


 

Sugestão de dinâmicas para serem aplicadas nesse modelo

Grupo 5: Um jogo para contar

 

Exemplo de aula

O Pense Matemática apresenta uma série de jogos que podem ser utilizados individualmente ou na composição de uma aula. Nesse modelo os alunos começam jogando, retomando alguns conceitos trabalhados anteriormente, e na sequência realizam atividades para que você possa medir o aprendizado e sugerir novos passos.


Jogos

Jogos de memória, forca, baralho… Jogar é divertido! Proponha aos alunos jogos relacionados aos conceitos estudados. Pode ser um jogo da memória (na seção Jogos e Desafios do Pense Matemática tem vários), pode ser jogo de tabuleiro ou quem sabe um quiz.

 

Para criar um Quiz, você pode usar o Quizur por exemplo, que permite que você crie a atividade usando imagens, vídeos, textos… Outra possibilidade é o Kahoot é um serviço gratuito que permite que os alunos estudem nos smartphones ou PCs a partir de testes de pergunta e resposta. É possível responder perguntas específicas sobre um assunto.


Listas de atividades

É comum que após o conceito os alunos apliquem-no resolvendo algumas atividades. Criar uma lista de atividades e disponibilizar para os alunos pode ser mais simples do que se imagina! O Survey Monkeys é uma ferramenta que permite que você crie formulários online e então colete respostas. Pode ser muito útil para atividades remotas, testes online, para pesquisas de satisfação e muito mais. Outras opções: Google forms, Typeform.


Avaliação

É possível verificar se os conteúdos foram assimilados de diversas formas. Você pode marcar um bate papo com os alunos, pode criar lista de atividades, bem como utilizar uma ferramenta voltada para avaliações.

 

A ferramenta de avaliações do AVA permite que você consulte um banco de questões e/ou insira suas próprias questões. Você pode determinar o prazo para resolução e ao final poderá acompanhar o desempenho de cada aluno por meio de relatórios.


Sugestão de dinâmicas para serem aplicadas nesse modelo

1º ano: Olhos de Lince  

 

Exemplo de aula

Pense Matemática+ Rede Social Educacional

Você pode estruturar os passos da aula utilizando um Caminho de Aprendizagem no Educacional.