fbpx

A Oficina do Livro é um projeto pedagógico amplo que vai muito além da leitura e escrita. Leva a literatura de forma lúdica à escola; desperta a criatividade; estimula a autonomia e amplia o trabalho com a linguagem de forma ativa, imaginativa e contextualizada.

Neste momento em que se faz necessária a educação a distância, a Oficina do Livro incentiva a utilização da solução para que pais e filhos tenham um momento único, culminando uma escrita de coautoria.

Como o Aprimora pode me ajudar?

Atenção: Para a realização de aulas os alunos precisam ter login de acesso a plataforma.

Vivemos um momento incomum em nossa rotina, uma situação não prevista e que nos coloca novos desafios para que possamos continuar desenvolvendo nossas atividades. Nos deparamos com um momento em que precisamos estar próximos de nossos alunos, mesmo eles não estando na escola. É um período difícil e que precisamos inovar, criar novas possibilidades, enxergar novas maneiras de ensinar e aprender.

Nossa prática pedagógica diária está muito pautada na presença física do aluno em sala de aula. E, como podemos fazer para migrar para um modelo em que os alunos não estão presentes? Quais ferramentas podemos utilizar? Qual modelo de trabalho podemos adotar?

É preciso pensar novas práticas de ensino e aprendizagem e em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que possam ser utilizadas de forma efetiva para suportar esse novo modelo; inclusive em como integrar tudo de forma que o melhor resultado seja obtido.

Considerando o cenário em que estamos devido ao Covid-2019, propomos alguns modelos de uso do Aprimora para que você possa continuar seu trabalho pedagógico e ajudar seus alunos, de forma eficaz, a obterem os melhores resultados em sua aprendizagem. .

Modelos de uso

Modelo 1 – Aula Invertida – 50 minutos

Nos inspiramos no conceito de Aula Invertida para propor este modelo de uso. Entendemos que esta dinâmica possibilitará bons resultados, mesmo com alunos ausentes fisicamente da escola.

Utilize os passos abaixo para estruturar a sua aula invertida com o Aprimora e Educacional.

 


 

Passo 1 – vídeo

Inicie sua aula com um vídeo sobre o tema a ser trabalhado. Você poderá pesquisar antecipadamente um vídeo sobre o assunto no youtube, utilizar um vídeo do material didático ou mesmo produzir um vídeo utilizando o seu celular, por exemplo.

O importante nesse momento é que o vídeo seja claro e específico sobre o conteúdo que deseja trabalhar. Priorize vídeos curtos para que os alunos fiquem atentos,. Caso julgue necessário, indique mais de um vídeo. Mas, que todos juntos não ultrapassem 20 min, caso contrário a atenção dos alunos será dispersada.

Para indicar o vídeo aos alunos, você poderá utilizar um grupo no whatsapp ou mesmo indicar por meio da Rede Social do Educacional – veja aqui como indicar um vídeo na rede social.


 

Passo 2 – Tarefa no Aprimora

Agende uma tarefa no Aprimora, selecionando um módulo do conteúdo que está trabalhando. É importante que defina o horário para realização dessa tarefa. Deixe claro aos alunos que eles devem, antes de realizar a tarefa no Aprimora, assitir ao vídeo – passo 1 -. Veja aqui como criar uma tarefa no Aprimora.

As tarefas agendadas no Aprimora são disponibilizadas, para os alunos, somente no horário determinado por você. Sendo assim, poderá agendar com antecedência várias tarefas e o aluno terá acesso somente no horário determinado no agendamento..
Agende um horário compatível com o horário que os alunos estariam na escola, por exemplo, das 10h15 às 10h30. Considere em torno de 15 minutos por módulo.

Você pode indicar este vídeo para orientar os alunos sobre como acessar o Aprimora.


 

Passo 3 – Acompanhamento

Você poderá acompanhar os alunos enquanto realizam as atividades no Aprimora. Para isso, no horário agendado para cada tarefa e que seus alunos estiverem realizando suas atividades agendadas, você poderá acessar a Central Aprimora e acompanhar a realização por meio do Tempo Real. Por meio desse recurso, você conseguirá visualizar o desempenho de cada aluno on-line e identificar as dificuldades de cada um, podendo dar o suporte mais assertivo, individualmente.

Para que o acompanhamento seja efetivo é importante que oriente os alunos sobre o horário para realizar a tarefa. Veja aqui como utilizar o tempo Real para acompanhar as atividades dos alunos.

 


 

Passo 4 – Videoconference (opcional)

Nesse período de afastamento é importante manter o relacionamento entre professor e alunos, estar perto, mesmo que cada um em sua casa. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para essa interação on-line, Não deixe de usá-las para se reunir com seus alunos. Você poderá formar um grupo de whatsapp para informar o link da call ou então fazer uma postagem na Rede Social do Educacional (Diga lá).

Para isso, deixe agendado um horário, cerca de 20 min, com seus alunos, para depois da tarefa do Aprimora e aproveite o momento de interação para que possam expressar suas experiências com esse tipo de atividade e para tirarem dúvidas s. Como você já acompanhou a realização dos módulos por meio do Tempo Real, já conhece as dificuldades de cada um deles. Mas, é importante ouvi-los. ferramenta que pode ser utilizada para realizar a conferência é o Zoom (zoom.us), que possibilita chamadas gratuitas para até 100 pessoas. Nela, caso deseje, poderá gravar a conferência e disponibilizar para os alunos, que não estiveram presentes. É uma outra maneira efetiva de você manter contato próximo com seus alunos. Veja neste tutorial como utilizar o zoom

 

Exemplo de aula invertida

Aguardando conteúdo

Oficina do livro + Rede Social Educacional

Você pode estruturar os passos da aula utilizando um Caminho de Aprendizagem no Educacional.