fbpx

 

O Educacional é um ambiente de comunicação para a comunidade escolar; favorece a integração entre tecnologia e sala de aula; oferece suporte didático às atividades escolares e à prática pedagógica; promove aprendizados, organizando a rotina escolar e promovendo a interação entre alunos, professores e pais.

O Educacional está com você! Conte conosco!

Estamos enfrentando um momento de muitas mudanças em nossa sociedade e é claro que isso também impacta a maneira de como lidamos com o ensino e o aprendizado. Isso nos traz um grande desafio; Como posso ensinar os meus alunos a distância? Que ferramentas usar? Por onde começar?

Nós do Educacional queremos ajudar nisso! Você não está sozinho! Nós organizamos recursos e estratégias didáticas para que consiga aplicar atividades, avaliações e otimizar a comunicação com seus estudantes.

Confira!

Modelos de uso

Atenção: Para a realização das aulas os alunos precisam ter login de acesso a plataforma.

Organize suas aulas online pelo Caminho de Aprendizagem.

Com certeza você está pensando em como organizar e estruturar suas aulas online não é mesmo? O Caminho de Aprendizagem pode te ajudar nisso! Com ele você pode estruturar todas as suas aulas em um só lugar e ainda utilizar diferentes mídias para enriquecer sua atividade! Aqui vamos te mostrar como pode criar um caminho de Aprendizagem de uma maneira simples e rápida:


Passo 1

Utilize o espaço do Título e da descrição para definir um assunto que quer trabalhar com seus alunos. É bem importante detalhar o que será estudado nesse caminho, os alunos irão visualizar essa descrição no início da atividade.

Exemplo de Título: Qual é a diferença entre Epidemia, Pandemia e Surto?

Descrição: Olá alunos nesse caminho de Aprendizagem vamos ver a diferença entre esses tipos de doença. Fique atento aos vídeos e textos que estarão disponíveis em cada etapa!

Você pode compartilhar seu caminho também com outros professores, basta apenas deixar habilitado o recurso “Compartilhado”.


Passo 2

Escolha a etapa do seu jeito para iniciar sua atividade. Nesse primeiro momento você pode contextualizar e sensibilizar seus alunos a respeito do tema.

Exemplo de Título: O que é um Vírus?

Descrição: Aposto que já assistiu alguma série ou jogou algum jogo que mostrou alguma cidade ou região infectada por um vírus. Mas você sabe realmente o que ele é? Veja esse vídeo e descubra: https://www.youtube.com/watch?v=ohwSP_YtZO8

Aqui você pode utilizar o recurso “inserir vídeo” para adicionar um vídeo que você fez ou algum que esteja disponível em algum site.


Passo 3

Clique em adicionar tarefa e novamente escolha o recurso: Etapa do seu jeito. A sugestão é que desenvolva um percurso de aprendizagem aos seus alunos utilizando diferentes tipos de mídias e programas. Pode ser que aqui seja relevante em sua aula anexar um documento, ou uma imagem ou até mesmo um vídeo. Usando nosso exemplo de aula nós utilizaremos uma ferramenta de quiz com os alunos chamado Kahoot.

Exemplo de Título: É surto? É pandemia? É epidemia?

Descrição: E aí, que tal participar de um quiz para saber o que conhece sobre esses tipos de doença? Para responder acesse o link abaixo e participe!

Sugestão de Quiz:https://bit.ly/2yvSKHj

Você também pode avaliar para cada etapa do seu caminho. Basta apenas habilitar esse recurso que estará abaixo da descrição. É também possível permitir a entrega de trabalho para que o aluno envie documentos e atividades para você. Nesse caso você só precisa habilitar o recurso: Entrega de Trabalho.

 


Passo 4

Pronto, você já pode finalizar seu caminho de aprendizagem! Lembramos que se quiser adicionar mais etapas fique à vontade! Clicando em Conclusão você terá uma visão geral da sua atividade e conseguirá agendar de acordo com a data e as turmas que quiser!

Veja um exemplo

Agende Tarefas para que seu aluno mantenha uma rotina de estudos.

Dentro da escola é muito fácil o aluno seguir uma rotina de atividades e estudos bem definida, afinal de contas, as aulas são divididas em horários pré estabelecidos e os professores seguem sequências lógicas para facilitar a aprendizagem. Mas como fazer isso quando se está em casa?

Dar continuidade nos estudos, mesmo quando se está fora de casa, é uma tarefa árdua, mas que tem soluções muito palpáveis. Com o auxílio da ferramenta Tarefas, você pode definir períodos e prazos para realizar atividades pré estabelecidas.

Como os períodos de realização são avisados com antecedência e o prazo de entrega fica sempre visível, é mais fácil se programar para executar o que deve ser feito.

Essa tarefa pode ser apenas uma leitura ou visualização de vídeo, mas diferente das postagens simples no mural, esse conteúdo ficará disponível por um período pré estabelecido, fazendo assim, uma rotina básica de estudos como se fosse o horário da aula.

É interessante agendar uma tarefa para verificar a assimilação dos conteúdos durante seus encontros com os alunos em ferramentas de interação virtual como hangouts. Após fazer a explanação do que precisa, pode liberar a tarefa para os alunos responderem na hora e assim você já pode atuar em eventuais pontos que se façam necessários.

DICA: Experimente agendar uma tarefa em que o aluno deve visualizar uma apresentação powerpoint e coloque pequenos easter egg’s (pontos, palavras-chave e perguntas) no conteúdo, para que o aluno precise produzir um pequeno texto onde comenta e cita estes conteúdos que estão escondidos e somente quem realmente leu a apresentação conseguiria notar. Ao final você terá diversos relatórios sobre o conteúdo que você disponibilizou e os alunos terão um material poderoso para estudar.

 

Utilize o mural da rede social como uma ferramenta de comunicação e interação com seus alunos!

Nossos estudantes estão acostumados a utilizar as postagens de rede sociais como Facebook, instagram ou twitter como um ambiente de debate de ideias e confronto de opiniões. O mural do Educacional também pode te ajudar a criar um ambiente de interação e comunicação com seus estudantes!

Segue aqui uma dica de como usá-lo:


Passo 1

Sabemos que para além de questões disciplinares os aspectos emocionais dos alunos precisam ser considerados nesse momento. O mural pode nos ajudar a criar um ambiente de escuta e compartilhamento de situações que os alunos estão vivenciando.

Adicione em seu mural uma mensagem para seus alunos perguntando como eles estão. Veja um exemplo:
E aí galera! Como vocês estão? O que tem feito de bom? Como estão lidando com o isolamento na casa de vocês? Deixe aqui nos comentários algumas dicas de como estão aproveitando o tempo! Deixo aqui um vídeo de jogos que vocês podem fazer em casa com seus familiares!

Clicando nos ícones imagens, vídeo ou arquivos o professor pode adicionar na sua postagem diferentes tipos de mídias


Passo 2

Depois de publicar sua postagem no mural filtre alguns comentários dos seus alunos a respeito das suas experiências em casa e comente com toda a turma. Se possível grave um vídeo e disponibilize um link seu falando com eles. É bem legal que os alunos escutem e vejam você, isso é bem significativo para eles!


Passo 3

Na imagem ao lado é apresentada a visão do menu do aluno. Peça para seus alunos clicarem em Menu, depois em Minha Turma e arrastarem um vídeo, uma foto de uma atividade que estão fazendo em suas casas.


Passo 4

Ao clicar em Menu, e em suas turmas você poderá ver todos os arquivos enviados pelos alunos e depois pode também compartilhá-lo no mural da turma ou da Escola.

 

 

Como criar uma avaliação on-line?

Sem dúvida uma das principais preocupações que todo professor tem enfrentado é de como avaliar seus alunos de forma on-line, ou como utilizar critérios avaliativos para atividades que são passadas aos alunos. O recurso Avaliações te ajuda nisso! Ele otimiza o seu tempo na criação de questões e provas on-line. São mais de 70 mil questões disponíveis para você agendar provas, visualizar notas, calcular automaticamente a média de cada aluno, gerar gráficos e relatórios dos resultados. Veja como é fácil criar uma Avaliação:


Passo 1- Criando Questões

Para iniciar sua avaliação comece criando as suas questões. É possível também acessar o banco de questões e selecionar as opções prontas! Para criar uma questão basta apenas clicar no menu: criar nova questão e então escolher o tipo de questão que deseja utilizar, organizar o enunciado e as alternativas da sua pergunta e pronto! Você pode adicionar no enunciado imagens, links e vídeos! Também pode optar em compartilhar sua questão para que outros professores possam utilizá-la.


Passo 2 – Criando uma Avaliação

Após criar ou escolher as questões você já pode criar sua avaliação clicando no menu: criar nova avaliação. Inicialmente você define um título, depois escolhe se quer compartilhar sua avaliação então faz uma descrição introdutória para os seus alunos sobre a atividade. O próximo passo é selecionar as questões que você criou ou as que já estão prontas. Nessa etapa você define o valor de cada questão e também organiza a sequência que irá aparecer para seus alunos.


Passo 3 – Hora de Agendar

Ótimo! Você já está no final da sua avaliação! O último passo é revisar se está tudo certo e agendá-la para seus alunos. Após salvar sua avaliação você verá o seu histórico de avaliações criadas. Clicando na sua avaliação você terá um recurso chamado agendamento. Com ele você pode visualizar todas as questões, selecionar os alunos para participarem e definir o modelo que deseja utilizar. São várias opções para você personalizar da maneira que achar mais interessante. Você também pode definir o período de início e de finalização da sua avaliação. Simples né? Agora é só comunicar aos alunos sobre essa atividade.


Passo 4 – Visualização de Relatórios

Depois dos alunos realizarem a avaliação, o recurso avaliações permite que você veja os resultados! Na tela inicial da ferramenta você verá um menu chamado: Relatórios. Clicando nele você terá acesso às avaliações, de forma individual, dos alunos. O sistema também sugere uma nota, otimizando o seu processo de correção. É possível também imprimir as avaliações para ter o registro das atividades que foram realizadas!

O recurso Avaliações irá te ajudar muito nessa fase de estudo a distância! Acesse o vídeo abaixo para visualizar todas as etapas que descrevemos acima. Nós também estamos aqui juntos com você nessa caminhada!