A Matemática continua sendo desafiadora para alunos e educadores.Segundo os participantes da pesquisa Rumos da Matemática é possível, sim, inovar e conquistar melhores resultados. Como? Com o STEAM Academy!
No final de 2018, os Embaixadores da Inovação, em parceira com o Núcleo de Design da UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizaram esta pesquisa, que teve como objetivo conhecer quais são os atuais desafios do ensino da Matemática. 84% dos respondentes, gestores e professores, acreditam que é preciso inovar no ensino da matemática. Além disso, os respondentes também mostraram como isso pode ser feito. Confira abaixo:
Veja + sobre a pesquisa
Diante destes resultados surgiu o STEAM Academy, um programa que mostra a importância de estimular o pensamento matemático e a cultura maker para formar cidadãos preparados para o mundo.
Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Coding. É possível encontrar Matemática em tudo isso e aprender de forma integrada e engajadora.
Conheça o STEAM Academy
O programa vai trabalhar o conceito STEAM por meio dinâmicas de aula, em que o aluno estará no centro de sua aprendizagem e será convidado a resolver atividades maker de forma colaborativa.
Para quem?
Escolas particulares de Ensino Fundamental que querem inovar, potencializar o Pensamento Matemático e incentivar a construção de uma Matemática mais Maker!
Assista ao convite do Prof. Bigode e participe!
Como vai funcionar o programa?
1 – Inscrição
A escola inscreve um educador inovador ou ‘’Math Lover’’ e suas turmas de um mesmo ano escolar.
2 – Seleção
A equipe STEAM Academy entrará em contato para verificar a aderência da escola ao programa.
3 – Formação
Participação1 de um gestor e um educador no curso2 ”Pensamento Matemático: menos fórmulas, mais significado e cultura maker”, realizado em parceria com o prof. Bigode.
25/04 – Recife
27/04 – São Paulo
4 – Aplicação
Após a preparação do ambiente e inserção dos alunos na plataforma on-line (Pense Matemática), a escola está pronta para iniciar as dinâmicas com 50 min de duração, em média. A escola poderá escolher dentre duas modalidades.
1 Certificação com 8 horas de formação.
2 Participantes do programa recebem um voucher de gratuidade para até duas pessoas da escola.
3 O dia Nacional da Matemática é comemorado em 06 de maio, data que homenageia Malba Tahan, matemático, escritor e educador brasileiro.
Na prática
- Durante a realização do programa, alunos e educadores participam de uma nova pesquisa da Rumos da Matemática, que agora vai analisar o impacto destas novas metodologias para a aprendizagem.
- Escolas participantes recebem um relatório personalizado e também um report geral do programa.
Você quer fazer uma Matemática diferente na sua escola? Aproveite esta oportunidade única e se inscreva até 12/04/2019*. Vagas limitadas.
Pesquisa americana projeta déficit que o isolamento social pode ter causado nos estudantes
Pesquisadores simularam perdas nas áreas de Matemática e leitura Recentemente, a revista científica Educational Researcher publicou um estudo realizado pela American Educational Research Association, em que se avalia os impactos do fechamento das escolas na...
Pense Matemática chega com novidade aliada às necessidades do momento
A plataforma do Pense Matemática agora conta com atividades que podem ser realizadas em casa. O Pense Matemática é uma solução que sempre pregou que essa área do conhecimento tão temida está bem próxima de nós. Com atividades que promovem o pensamento matemático com...
O que a neurociência diz sobre o ensino da Matemática?
Nossa equipe realizou um bate-papo no Momento Formação com Eloisa Neri, mestre no ensino de Ciências e Matemática para compreendermos um pouco mais sobre os processos cognitivos e como a neurociência ajuda no ensino da Matemática. Assista ao webinar gravado a seguir!...
Resolução de problemas: como propor desafios matemáticos assertivos?
Confira as dicas do consultor pedagógico Luca Rischbieter sobre como problematizar situações nas aulas de Matemática na série Pensamento Matemático!