fbpx

por | 26 / out / 20 | Aprimora, Giro TE

Confira porque essa ação tem se tornado cada vez mais necessária

No cenário atual da educação, um instrumento pedagógico ganha ainda mais força: a avaliação diagnóstica de aprendizagem.

Ela não é uma novidade, porém com os alunos aprendendo em casa, cada um à sua maneira e com o retorno das aulas ainda incerto, a aplicação do diagnóstico torna-se fundamental em meio a situação em que vivenciamos. 

Saiba o que é a avaliação diagnóstica e mais informações que fazem este instrumento pedagógico tão importante atualmente.

 

O que é avaliação diagnóstica de aprendizado?

É uma forma de avaliar e analisar se as atividades propostas estão tendo o resultado esperado e identificar o nível de conhecimento dos estudantes para que o professor possa definir as melhores estratégias pedagógicas.

“É como ir ao médico, ele avalia o que está acontecendo com o paciente naquele momento e a partir disso dá-se o diagnóstico para analisar qual intervenção deverá ser feita. O mesmo ocorre com os alunos com a avaliação diagnóstica, é para entender o momento em que o estudante está e tomar a melhor decisão pedagógica com base nos resultados obtidos”, explica Márcio Faria, gerente de produto na Tecnologia Educacional.

Podemos dizer que os principais objetivos da avaliação diagnóstica são:

  • Identificar as necessidades dos alunos, individualmente;
  • Detectar as causas das dificuldades;
  • Ser um ponto de partida para o trabalho do professor.

 

Por que a avaliação diagnóstica da aprendizagem é tão importante agora?

De modo geral, a avaliação diagnóstica deve servir como guia para o professor e os alunos, facilitando a construção do conhecimento ao personalizá-lo e considerar as individualidades. Agora, com a necessidade do ensino remoto, ela tornou-se ainda mais urgente porque ajudará as instituições de ensino a entenderem como está o progresso de seus alunos, que em algum nível foram impactados com o isolamento social.

Veja, se com o ensino presencial, alunos da mesma turma, recebendo o mesmo conteúdo, ao mesmo tempo, temos resultados de aprendizagem diferentes, imagine com os alunos dispersos, cada um em sua casa, com suas próprias rotinas? 

Como bem pontuou a presidente-conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, “para a retomada das aulas presenciais será necessário criar mecanismos para entender o caminho traçado por cada aluno nesse período de aulas a distância, encontrar as dificuldades de cada um e trabalhar o nivelamento dos alunos”. Isso também consta no parecer CNE/CP 11/2020, publicado pela CNE em parceria com o Ministério da Educação e outras entidades. 

Além disso, é a primeira vez que passamos por algo dessa magnitude e os métodos de ensino durante a pandemia foram de caráter emergencial, sendo também um teste. Portanto, chegou o momento de analisarmos a eficácia dos esforços que a instituição empenhou nos últimos meses para garantir a aprendizagem dos alunos. O intuito aqui é verificar a efetividade do ensino remoto e identificar possíveis defasagens no aprendizado durante o período de isolamento social.

Também é fundamental motivar os estudantes, tirar deles a ideia de que 2020 foi um ano perdido, mas enxergar novas formas de aprender, de se comunicar e de se conhecerem melhor, incentivando a autonomia dos estudantes. Afinal, a proposta da avaliação diagnóstica é atrair os alunos estabelecendo um vínculo com a escola para evitar a evasão, algo que tem crescido com a suspensão do ensino presencial.

 

Como devo fazer a avaliação diagnóstica?

Agora que você já sabe o que é a avaliação diagnóstica e a sua importância, basta aplicá-la em sua escola e neste ponto nós podemos te ajudar!

Conte com o Aprimora Diagnóstico Personalizado para uma avaliação prática, intuitiva e com a possibilidade de ser aplicada tanto presencialmente quanto on-line. Com ele você consegue identificar as dificuldades e avanços dos alunos de forma individualizada. Por ter elementos de gamificação, os alunos vão gostar de fazer a avaliação, pois é divertida e instigante. Além disso, a escola recebe relatórios completos sobre o desempenho da turma e de cada estudante.

Baixe o nosso material e veja como é simples e eficaz o uso do Aprimora Diagnóstico Personalizado:

por | 26 / out / 20 | Aprimora, Giro TE