fbpx

Aluno cria repente sobre tecnologias educacionais que apoiaram ensino durante isolamento escolar

por | 31 / jul / 20 | Educacional, Giro TE

Aprimora e Educacional Sala de Aula caíram nas graças do estudante que usou a poesia para agradecer e incentivar as novas formas de estudar

Faz apenas dois meses que João Pedro de Lima Moura, 14 Anos, morador de Cachoeira do Sapo, distrito de Riachuelo, no Rio Grande do Norte, está estudando com o apoio de novas tecnologias educacionais. Mas, esse tempo foi o suficiente para que ele percebesse como é importante contar com as soluções para manter o aprendizado, ainda mais durante o distanciamento social, com a suspensão das aulas presenciais.

“Mesmo em casa meu aprendizado tem sido muito significativo, pois com as plataformas tenho acesso as matérias. Sinto que não estou perdendo nada, já que tudo que era aplicado na escola está sendo aplicado agora remotamente”, conta o aluno.

João, que está no 8º ano do Ensino Fundamental, gostou tanto das novas tecnologias que a escola disponibilizou, que resolveu escrever um repente* para agradecer a equipe das soluções educacionais que permitem que ele continue estudando. Confira o vídeo com a poesia!

 

O repente criado por João traduz o seu sentimento em relação aos estudos e as plataformas. “No Aprimora estudo Língua Portuguesa e Matemática, são questões muito importantes para o meu aprendizado. As ferramentas são fundamentais para o meu aprendizado agora em casa e mesmo depois para quando as aulas presenciais voltarem”, completa.

Apesar da pouca idade, João sabe que são essas ferramentas que tem permitido que ele continue se desenvolvendo. “É muito prático! E as questões de assimilação de novos conhecimentos melhora muito”, reforça o jovem.

A maior dificuldade que ele tem enfrentado é na verdade a saudade de interagir com as pessoas.  “Ir para a escola, conversar cara a cara com colegas,  professores e toda comunidade escolar. O contato com o professor para as explicações imediatamente quando as dúvidas surgem…”, explica.

Entretanto, João acredita que tudo que está acontecendo no mundo vai fazer com que a educação melhore. “Acredito que vamos ter mais valorização das tecnologias e das novas oportunidades de estudo”, comenta.

 

JOÃO E A POESIA

O gosto pela poesia nasceu na 5ª série, inspirado por um professor da escola durante um projeto. Depois de fazer uma atividade em que precisava desenhar, pintar e fazer uma poesia de acordo com o desenho, João não parou mais.

“Lembro até hoje que depois da atividade passada pelo professor Jailson, houve uma exposição na escola onde um grande poeta aqui da terra chamado Andrelino, conhecido como Lindo Sapo, veio no dia e ficou muito admirado com a minha poesia, tanto que me levou para o primeiro evento que teve no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Foi nesse momento que começou o meu amor pela poesia”, relembra.

Hoje o garoto faz parte do grupo de Poetas Mirins do Rio Grande do Norte. “Costumo escrever sempre que tenho tempo e quando não tenho aula, e não tem como explicar… simplesmente eu gosto de tudo que existe na poesia, mas o que eu mais gosto é a hora de declamar as que eu mesmo faço em frente ao público. Não existe sensação igual. É uma mistura de emoção e alegria, você sente uma coisa incomparável”, finaliza.

 

SOBRE O APRIMORA E EDUCACIONAL SALA DE AULA

O Aprimora é um plataforma adaptativa de aprendizagem para apoiar os professores, engajar estudantes e melhorar os resultados individuais. Ele oferece interatividade com os conteúdos de forma prática, trazendo excelência em Língua Portuguesa e Matemática, respeitando o ritmo de cada aluno. 

Por meio de trilhas de aprendizado personalizada, o estudante percorre as atividades de acordo com as mídias que têm mais afinidade e recebe reforços caso encontre alguma dificuldade no caminho. Além disso, a ferramenta oferece suporte aos professores entregando relatórios por turma e por aluno, ajudando a identificar padrões de melhoria para o sucesso dos estudantes e traçar melhores estratégias de abordagem dos conteúdos.

Já o Educacional Sala de Aula é uma ferramenta para apoio na gestão escolar. Nela os professores podem criar atividades ou usar o banco de perguntas com mais de 60 mil questões. Outro ponto positivo da plataforma é que ela funciona como uma rede social, onde os estudantes podem interagir e debater sobre os mais variados assuntos educacionais.

* Repente é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, especialmente forte no Nordeste do Brasil.

por | 31 / jul / 20 | Educacional, Giro TE