fbpx

por | 15 / out / 20 | Aprimora, Giro TE

Premiação tem como objetivo reconhecer educadores que desenvolveram novas estratégias pedagógicas com o uso da tecnologia.

Ensinar nunca foi uma tarefa fácil, mas 2020 resolveu torná-la ainda mais desafiadora. No entanto, muitos professores transformaram as dificuldades em oportunidades para se reinventarem e tiraram nota 10 nesta lição que foi levada, literalmente, para a casa. 

É o caso da professora Betine Rost, que leciona Matemática para turmas do 6º ano no Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo – Rio Grande do Sul. Com 10 anos de carreira, a paixão pelas ciências exatas vem desde cedo, “eu escolhi o curso de Matemática e Física pelo fato de que adoro calcular. O ato de ficar fazendo contas, raciocinando,  o porquê das coisas…isso me encanta!”, explica Rost.

Betine Rost, professora de Matemática no Colégio Tereza Verzeri, é a primeira ganhadora do Professor Destaque Aprimora.

Já o gosto pela prática pedagógica surgiu durante o curso superior, influenciada pelos exemplos de professores que teve durante a sua trajetória.

“O ser professora surgiu durante a faculdade, aprendendo a lecionar com as professoras (Clara e Jacira ) nas disciplinas de práticas pedagógicas. Vi que o ensinar, passar o meu conhecimento para outras pessoas era algo que me engrandece, que me deixa feliz”, relembra. 

E para manter essa prática que lhe traz tanta felicidade e auxiliar os seus alunos, mesmo a distância, a professora apoiou-se na tecnologia para enriquecer suas aulas remotas e torná-las mais interessantes, utilizando a plataforma Aprimora como uma aliada na aprendizagem dos estudantes. “Os alunos hoje são muito tecnológicos, então nós professores precisamos nos adaptar a essa nova realidade e o Aprimora nos ajuda nesse sentido”, comenta. 

Em um mundo cada vez mais digital, a atenção dos alunos pode facilmente dispersar em outras coisas, é por isso que métodos que proporcionem experiências têm tido maior sucesso na aprendizagem. Levando isso em consideração, a professora destaca a forma em que o Aprimora aproxima a Matemática na rotina dos estudantes, sendo esta uma matéria vista como difícil por muitas pessoas, “ele traz uma didática do dia a dia que às vezes no momento da aula não conseguimos explicar de forma clara para os alunos”, diz. 

Além da associação com temas palpáveis da rotina, a fácil assimilação do conteúdo ocorre graças a gamificação da plataforma, que utiliza elementos de jogos para engajar os alunos, permitindo que o aprendizado seja prazeroso, significativo e envolvente.

“Minha prioridade já não era o uso de trabalho escrito no papel, a maior parte das tarefas são no Aprimora. Hoje, na situação em que estamos, o Aprimora ajuda muito nisso” explica Betine que também relata que os educandos ficaram mais dedicados com o uso do aplicativo, “eles adoram fazer as atividades no Aprimora. Com certeza é uma tecnologia que veio alavancar o ensino da Matemática na escola”. 

O interesse dos estudantes é um reflexo do empenho da professora e da equipe pedagógica do colégio, agora reconhecidos por meio do Professor Destaque Aprimora do mês de setembro. A ação premiará dois outros candidatos nos meses de outubro e novembro de 2020 respectivamente, sendo professores de Matemática ou Língua Portuguesa. A candidatura é gratuita e poderá ser feita até o dia 30 de outubro. Serão analisados os seguintes critérios:

  • relato de experiência quanto à inovação pedagógica e tecnológica;
  • evidências de uso registrados nos servidores do Aprimora;
  • envolvimento dos alunos;
  • integração do Aprimora com o material didático.

 

Aqueles que forem contemplados receberão um kit personalizado do Aprimora e a instituição receberá uma placa de reconhecimento, como símbolo de valorização de todos os profissionais da escola que inovam a maneira de ensinar por meio da tecnologia.

Essa é mais uma iniciativa da Tecnologia Educacional em incentivar a prática pedagógica, dando aos professores os devidos créditos por todos os esforços empenhados para manter a educação nesse momento.

“Temos orgulho em saber que a plataforma Aprimora faz parte desse processo e tem apoiado muitas escolas a implantarem o uso de tecnologia, não somente no ambiente físico escolar, mas também no suporte ao ensino remoto”, conta Márcio Faria, Gerente de produto na Tecnologia Educacional.

Essa é só mais uma forma de reconhecer e prestar as devidas homenagens àqueles que nos permitem trilhar nosso caminhos, dando as primeiras coordenadas.

“O que deixa um professor feliz é quando um aluno ou ex-aluno fala que você fez todo o sentido na vida dele, que você foi fundamental na escolha da profissão dele”, completa a professora.

O Aprimora também pode revolucionar o ensino da sua escola:

por | 15 / out / 20 | Aprimora, Giro TE

Covid-19: acelerando o futuro da educação

Entender todos os papéis que compõem o sistema educacional, a relação dos alunos com a escola, a formatação de uma pedagogia mais atual e as novas formas de se desenvolver produtos são algumas das heranças que período vai deixar As evoluções tecnológicas estão...