fbpx

por | 05 / out / 20 | Aprimora, Educacional, Giro TE

Cidade do Rio de Janeiro encontrou na tecnologia uma aliada para a modalidade de ensino remoto, garantindo o aprendizado de 19 mil estudantes

Com as salas de aulas vazias desde março, as escolas precisaram se reinventar para continuar promovendo o aprendizado contínuo, sem que o isolamento social prejudicasse o desenvolvimento dos alunos. Foi diante desse cenário que a Tecnologia Educacional apoiou diversos municípios a promoverem um ensino de qualidade mesmo a distância, por meio das soluções Aprimora e Educacional Sala de Aula

Em Maricá, município do Estado do Rio de Janeiro, foram formados mais de 2 mil profissionais da educação, entre professores e gestores, para atender as demandas do momento, algo que mobilizou a Secretaria Municipal de Educação de Maricá e consultores da Tecnologia Educacional.

A formação, que aconteceu em tempo recorde, contou com treinamentos on-line, explicando cada plataforma para professores, orientadores, coordenadores pedagógicos e diretores. Lives exclusivas para os professores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, para acompanharem em tempo real as funcionalidades do Aprimora e Educacional Sala de Aula.

Formação com coordenadores da Educação Infantil.

Além disso, foram produzidos materiais exclusivos para a divulgação e explicação sobre as soluções para o Município. A Prefeitura criou uma página em seu site para auxiliar alunos e professores no esclarecimento de dúvidas sobre o acesso e formas de uso das plataformas. 

Dentro da área restrita aos professores, os profissionais encontram vídeos e textos para ajudarem na sua prática pedagógica. Como também acesso a um chat para tirar suas dúvidas, com atendimento individualizado. 

Já no espaço dedicado aos alunos, eles encontram tutoriais em vídeo e texto para acessar o Aprimora e Educacional, assim como fazer o login no HUB Educacional, plataforma utilizada para acessar as demais soluções. Além disso, eles também possuem a opção de utilizar o Aprimora no celular, por meio do aplicativo. 

Espaço tira dúvidas para professores e estudantes.

Devido a diversidade na qualidade de acesso à internet por alunos e educadores, o conteúdo dos tutoriais disponíveis em vídeo também foram transcritos e disponibilizados em formato PDF, priorizando a equidade do ensino em Maricá. 

Na última semana, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, alguns profissionais da educação, entre coordenadores, diretores, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais do município, participaram de um encontro presencial no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, para intensificar cada vez mais o uso das soluções, esclarecer dúvidas, analisar o progresso feito e criar novas estratégias de ensino e aprendizagem. Os encontros aconteceram em grupos, divididos em turnos para evitar aglomerações e com todos os cuidados necessários para a ação.

Desde o início da ação, em maio, o programa tem auxiliado aproximadamente 19 mil estudantes em 64 escolas. O município da região metropolitana do Rio de Janeiro conseguiu diminuir os impactos da pandemia que poderiam prejudicar a aprendizagem dos alunos, o que elevou Maricá a um novo patamar, com a inclusão da tecnologia na educação, resultando em mais qualidade de ensino. 

Além da necessidade causada pela pandemia, foi por acreditar no ganho em que os alunos teriam com a adoção da tecnologia na prática pedagógica, que o município de Maricá acelerou em meses o processo de inclusão digital que poderia levar anos.

Agora, com o aumento diário do número de acessos a plataforma e aplicativo, o Aprimora e Educacional Sala de Aula tornaram-se parceiros importantes na rotina escolar dos estudantes. Prática poderá permanecer no ensino híbrido e aulas presenciais, quando o retorno for seguro. 

 

Conheça o Aprimora

O Aprimora é um aplicativo inteligente que contribui para minimizar as diferenças ao dar condições aos alunos evoluírem no seu ritmo, e para que o professor acompanhe o progresso de cada um, ainda que a distância. Com aspectos de gamificação, o que torna o aprendizado mais dinâmico e divertido,  os alunos evoluem no seu ritmo, aprendem de forma mais efetiva, ao mesmo tempo que os professores podem acompanhar em tempo real os pontos de atenção que devem reforçar com cada um.

 

Por dentro do Educacional Sala de Aula

O Educacional Sala de Aula ajuda a escola, por meio de um ambiente seguro e controlado, a organizar e acompanhar as atividades pedagógicas. Com a ferramenta de agendamento de tarefas intuitiva, promove a organização da rotina da sala de aula e estimula a comunicação efetiva entre os alunos e professores. Além de possuir uma ferramenta de avaliações com mais de 65 mil questões prontas.

por | 05 / out / 20 | Aprimora, Educacional, Giro TE

Covid-19: acelerando o futuro da educação

Entender todos os papéis que compõem o sistema educacional, a relação dos alunos com a escola, a formatação de uma pedagogia mais atual e as novas formas de se desenvolver produtos são algumas das heranças que período vai deixar As evoluções tecnológicas estão...