fbpx

O Aprimora é uma plataforma adaptativa para alunos do Ensino Fundamental que promove o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa. Suas atividades respeitam o ritmo e conhecimentos de cada estudante e geram registros para que o professor possa fazer o acompanhamento personalizado de cada um, tendo assim, condições de tomar decisões pedagógicas mais assertivas, ajudando cada aluno nas suas reais necessidades.

Como o Aprimora pode me ajudar?

Vivemos um momento incomum em nossa rotina, uma situação não prevista e que nos coloca novos desafios para que possamos continuar desenvolvendo nossas atividades. Nos deparamos com um momento em que precisamos estar próximos de nossos alunos, mesmo eles não estando na escola. É um período difícil e que precisamos inovar, criar novas possibilidades, enxergar novas maneiras de ensinar e aprender.

Nossa prática pedagógica diária está muito pautada na presença física do aluno em sala de aula. E, como podemos fazer para migrar para um modelo em que os alunos não estão presentes? Quais ferramentas podemos utilizar? Qual modelo de trabalho podemos adotar?

É preciso pensar novas práticas de ensino e aprendizagem e em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que possam ser utilizadas de forma efetiva para suportar esse novo modelo; inclusive em como integrar tudo de forma que o melhor resultado seja obtido.

Considerando o cenário em que estamos devido ao Covid-2019, propomos alguns modelos de uso do Aprimora para que você possa continuar seu trabalho pedagógico e ajudar seus alunos, de forma eficaz, a obterem os melhores resultados em sua aprendizagem.

Modelos de uso

Atenção: Para a realização das aulas os alunos precisam ter login de acesso a plataforma.

Aula Invertida

Nos inspiramos no conceito de Aula Invertida para propor este modelo de uso. Entendemos que esta dinâmica possibilitará bons resultados, mesmo com alunos ausentes fisicamente da escola.

Utilize os passos abaixo para estruturar a sua aula invertida com o Aprimora e Educacional.

Passo 1 – vídeo


Passo 2 – Tarefa no Aprimora

As tarefas agendadas no Aprimora são disponibilizadas, para os alunos, somente no horário determinado por você. Sendo assim, poderá agendar com antecedência várias tarefas e o aluno terá acesso somente no horário determinado no agendamento. Agende um horário compatível com o horário que os alunos estariam na escola, por exemplo, das 10h15 às 10h30. Considere em torno de 15 minutos por módulo.


Passo 3 – Acompanhamento


Passo 4 – Conversa no-line (opcional)

Nesse período de afastamento é importante manter o relacionamento entre professor e alunos, estar perto, mesmo que cada um em sua casa. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para essa interação on-line, Não deixe de usá-las para se reunir com seus alunos. Você poderá formar um grupo de whatsapp para informar o link da call ou então fazer uma postagem na Rede Social do Educacional (Diga lá). Para isso, deixe agendado um horário, cerca de 20 min, com seus alunos, para depois da tarefa do Aprimora e aproveite o momento de interação para que possam expressar suas experiências com esse tipo de atividade e para tirarem dúvidas. Como você já acompanhou a realização dos módulos por meio do Tempo Real, já conhece as dificuldades de cada um deles. Mas, é importante ouvi-los. Uma ferramenta que pode ser utilizada para realizar a conferência é o Zoom (zoom.us), que possibilita chamadas gratuitas para até 100 pessoas. Nela, caso deseje, poderá gravar a conferência e disponibilizar para os alunos que não estiveram presentes. É uma outra maneira efetiva de você manter contato próximo com seus alunos.

Exemplo de aula invertida

Preparação para avaliação

Com a parada das aulas, o calendário escolar desenhado anteriormente ficou prejudicado e, na incerteza de quando as aulas serão retomadas, a maioria das escolas terá que remarcar as avaliações oficiais de período. Desta forma, sugerimos um modelo de uso do Aprimora baseado na preparação para avaliação, onde o professor pode compor provas para estudo, semelhantes à proposta de um simulado, selecionando manualmente as questões se desejar, a partir de cada um dos módulos do Aprimora.


Passo 1 – Avaliação

Cada avaliação permite que você utilize questões de um dos módulos do Aprimora. Caso você deseje compor avaliações com questões de módulos distintos, precisará criar uma avaliação para cada módulo. Na etapa do agendamento, você deverá selecionar dia e horário para a realização dessa prova. Faça a dosagem do tempo de acordo com a quantidade de questões que você selecionar, de forma a ficar adequado aos seus alunos. Por se tratar de uma avaliação, diferente de uma Tarefa do Aprimora, eles terão apenas uma tentativa. Caso você deseje que esse número seja distinto, deverá fazer o ajuste da quantidade ideal no momento do agendamento dessa Prova. Os alunos não terão, nesse percurso de desenvolvimento, a possibilidade de tratamento do erro, tendo em vista que a proposta do agendamento é diferente da Tarefa, onde ele está em processo de estudo. A nota nesse caso será composta pelos erros e acertos realizados no percurso, dentro do número de tentativas que você disponibilizar. Informe para seus alunos que esse será um momento semelhante a uma sondagem. A proposta é que eles resolvam a prova sem ter passado por uma retomada de conteúdos, com o intuito de avaliarem realmente quais habilidades já foram dominadas pela turma.


Passo 2 – Verificação dos resultados


Passo 3 – Revisão

Proponha uma revisão das habilidades trabalhadas nessa avaliação, que pode ser realizada com agendamento de módulos do próprio Aprimora ou a partir de um material produzido pelo professor, por escrito ou até mesmo em vídeo. A proposta é que eles possam recapitular alguns conteúdos e você fará a definição dessa retomada se baseando nos resultados apresentados pela avaliação. Caso opte por fornecer algum material de estudo prévio, você poderá utilizar diversas formas de compartilhamento. Para texto, pode fazer um envio por e-mail, pelo Whatsapp ou dentro da página da turma do Educacional, caso tenha acesso a essa solução. Para indicar um vídeo para os alunos você pode utilizar um grupo no whatsapp ou você pode indicar por meio da Rede Social do Educacional.


Passo 4 – Devolutiva para os alunos

Caso você tenha disponibilidade, pode fazer um momento de retomada síncrona, utilizando recursos de vídeo chamada para falar com todos os alunos da turma simultaneamente. A proposta nesse momento é situá-los, de forma coletiva, a respeito dos resultados da turma de uma forma geral e desenhar os próximos passos, como informar, por exemplo, que os alunos que tiveram lacunas em algum módulo específico terão um agendamento individual de tarefas específicas.


Passo 5 – Agendamento de avaliação no Educacional

A proposta é que, por meio desses passos, eles possam reavivar esses conteúdos e estarem preparados para as avaliações na retomada das aulas.

Conciliando o Aprimora com material didático SPE

Para superar o grande desafio de trabalhar remotamente com os alunos que estão em casa por conta do período de quarentena que estamos atravessando, devemos explorar a diversidade de recursos que a escola possui, pensando em estratégias diferenciadas e envolventes.

Nesse modelo de uso, a estratégia é trabalhar com dois recursos distintos: as vídeo aulas ofertadas pelo Sistema Positivo de Ensino e o Aprimora, fazendo uma ponte entre o conteúdo ofertado e o uso da ferramenta para envio de exercícios.


Passo 1 – Explorando a listagem de videoaulas

Nesse passo, a proposta é que você, professor, selecione as videoaulas que deseja explorar dentro do acervo oferecido pela editora, para ser explorado durante esse período de quarentena. Esses vídeos irão trabalhar o conteúdo do material didático do ano em questão. Você pode utilizar a Rede Social do Educacional para indicar os vídeos para os alunos assistirem, ou mesmo indicar pelo Positivo On.


Passo 2 – Seleção de módulos de acordo com o conteúdo

Como o intuito desse momento é propiciar aos alunos um exercício dentro de uma plataforma adaptativa, a proposta é que eles façam uma exploração a título de desenvolvimento de proficiência dentro da habilidade selecionada, considerando que serão direcionados ao tratamento de erro caso apresentem alguma dificuldade no desenvolvimento dessa seleção de exercícios.

Nota: Professor, sabemos que você tem no Positivo On a trilha do conteúdo que você pode explorar, entretanto, a sugestão de uso do Aprimora nesse contexto tem como objetivo um olhar personalizado, tendo em vista que, ao agendar a Tarefa, o Aprimora sorteará as questões do módulo selecionado. Desta forma, cada aluno encontrará uma relação de exercícios diferentes e, caso ele note dificuldade e deseje fazer mais de uma vez, ele encontrará exercícios diferentes da mesma habilidade. Além disso, você terá todo o detalhamento individual de desempenho dos alunos, com sugestões de reforços, quando aplicável.


Passo 3 – Reforço

Aprimora + Rede Social Educacional

Você pode estruturar os passos da aula utilizando um Caminho de Aprendizagem no Educacional.